Os vereadores Altamir da Lotérica (Podemos) e Belino Bravin (PSD) ingressaram com novo recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para continuarem no mandato. Os dois são acusados de cometerem o crime de nepotismo, ato ilícito de beneficiar familiares para ocupar cargos da administração pública. O processo se arrasta desde 2006 na justiça. Importante ressaltar que, desde aprimeira sentença condenatória, em março de 2010, os dois parlamentares receberam juntos R$ 2,8 milhões com vencimentos.
O recurso extraordinário ao STF, protocolizado no início da semana, não tem efeito suspensivo e cabe ao Ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, presidente do tribunal, aceitar. Em caso de negativa os atuai vereadores podem perder o mandato ainda em 2022.
Pelo menos sete ex-vereadores são réus em ação pública. Foram condenados por violação dos princípios da administração pública e tiveram os direitos políticos suspensos por três anos, além de não contratação com o município também por três anos e multa pecuniária. Assim como aconteceu com Do Carmo, outros vereadores podem ser afastados se os votos forem anulados e for necessária uma recontagem.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução