Início Colunistas Você convive com pessoas confiáveis?

Você convive com pessoas confiáveis?

Todas as pessoas com as quais você se relaciona são confiáveis? Bom, se você acha que todo mundo que está perto de você é confiável, ou você é um privilegiado e teve a chance de cortar fora das suas relações todas as pessoas não confiáveis, ou é bastante ingênuo.

Vivemos num mundo dominado por sentimentos egoístas, individualistas. E um dos efeitos aparece justamente no caráter das pessoas. Isto não significa que todo mundo é dissimulado, mentiroso, perigoso. Não, não é isso. Existem pessoas boas – e que possuem outros defeitos, evidente. Mas também existe muita gente que tem um caráter duvidoso e, por isso, representa perigo em nossos relacionamentos.

Entretanto, nem sempre é possível tirar essas pessoas do nosso convívio.

Se você não é o empregador, você não tem como escolher seus colegas de trabalho. E, por isso, tem muita chance de conviver com pessoas não confiáveis. Às vezes, a pessoa não confiável é o seu empregador. Ele pode ser falso, hipócrita, dissimulado… Pode ser o tipo de pessoa que não tem palavra. Diz uma coisa agora e diz outra daqui a pouco.

É difícil conviver com gente assim, mas, muitas vezes, não existe escolha. Você precisa do trabalho e tem que encarar este desgaste emocional diário.

Às vezes, a pessoa que não merece sua confiança está dentro da sua família: um cunhado, um tio… Pessoas que você não escolheu para sua família, mas que fazem parte dela.

Em nossa vida, não temos como escolher todas as pessoas com as quais vamos conviver. Podemos escolher os amigos, mas nem todos que fazem parte de nossos dias são amigos. Por isso, é fundamental viver com prudência.

A Bíblia tem uma recomendação que acho magnífica. Certa ocasião, o próprio Cristo diz para os discípulos que conviveriam no meio de lobos. Por isso, deveriam ser simples como a pomba, mas espertos (ou prudentes) como a serpente.

Que conselho, hein?

Primeiro, Cristo indica que, em nossa convivência diária, teremos que conviver com alguns lobos. A menção ao lobo é bastante interessante: os lobos são predadores perigosos; são animais que podem devorar membros da própria espécie. Note, quando Cristo diz que conviveríamos com lobos, ele indica que algumas pessoas, que parecem conosco, que falam como falamos, podem ser as primeiras a nos atacar; podem ser as primeiras a querer nos devorar.

Segundo, Jesus ressalta a importância da simplicidade. Ser simples tem a ver com humildade, com mansidão, com a tolerância, com a resignação. Mas Ele alerta que ser simples não é ser tonto. Ser simples não significa ser cego para as evidências. Tem gente que tem cara e jeito de boazinha, age com bajulação, mas pode te prejudicar quando você não estiver esperando. Por isso, é necessário saber até onde você pode ir com essas pessoas. Não é tudo que você pode falar, não é em todos os lugares que você poderá levá-la.

Para concluir, lembre-se dos critérios básicos para confiar numa pessoa.

Honestidade – Não confie em quem mente para você ou conta mentiras para outras pessoas.

Transparência – Gente que tem segredos, que vive escondendo coisas, é gente que não é transparente.

Responsabilidade – Gente que foge das responsabilidades não merece confiança. Gente que assume as responsabilidades é gente que diz: “fui eu, eu errei, me desculpe”.

Ações éticas – Não confie em pessoas que dão jeitinho. Gente que gosta de dar um jeitinho não é gente confiável.

Por fim, gente confiável não faz propaganda da sua honestidade. Suspeite sempre de alguém que diz: “confie em mim”. Suspeite de quem prega muito a honestidade. 

Ronaldo Nezo
Jornalista e Professor
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: