Desafiadas pela Rede de Parceria do Reino Global (GKPN), que mobiliza igrejas de todo o mundo, duas comunidades cristãs de Maringá assumiram o compromisso de acolher famílias que estão fugindo da guerra na Ucrânia. Com isso, na próxima terça-feira, 19, chegam oito famílias no município. A 2ª Igreja Presbiteriana de Maringá (IPI) será responsável por cinco famílias e a Igreja Presbiteriana da VilaOperária (IPVO) acolherá outras três. Ao todo são 21 refugiados.
Esse acolhimento significa providenciar toda a estrutura de moradia em apartamentos mobiliados, alimentação, educação e integração na cidade pelo período inicial de 12 meses. A saída dessas pessoas da Ucrânia, bem como o transporte até o Brasil, está a cargo do GKPN. Os recursos são oriundos de doações individuais de membros das igrejas evangélicas, sem nenhuma participação de governos.
“As famílias já começam a chegar no Brasil na segunda-feira passada em Curitiba. Por lá elas ficam em quarentena e seguem para Maringá essa semana. Elas serão recepcionadas na Praça do Conhecimento da UniCesumar, a partir das 14 horas, e depois almoçam no restaurante da instituição. São mulheres e crianças, já que os homens adultos permaneceram no País para lutar contra as tropas russas. Queremos expressar o amor de Cristo por meio de atitudes práticas direcionadas a pessoas que vivem o pior momento de suas vidas”, disse o pastor da 2ª IPI, Rev. Naamã Mendes.
O pastor explica que os apartamentos que as famílias vão morar foram alugados e estão sendo mobiliados com doações de fiéis. Segundo ele, os espaços estão mobiliados; porém, ao longo do tempo será necessária a manutenção e outros itens de casa precisarão ser adquiridos ou substituídos, como acontece em qualquer residência. Para isso, são aceitas doações de produtos de cama, mesa e banho, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e até mesmo doação em dinheiro. Tudo é feito diretamente nas Igreja Presbiteriana da Vila Operária.
“É possível também fazer um Pix direto para a conta missionária da igreja e identificar que o dinheiro enviado é para os ucranianos. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (44) 3226-4473 ou (44) 9 99185-1206. A IPVO está localizada na Av. Paissandu, 32, zona 03, Vila Operária. O horário de funcionamento é das oito às 17 horas. Queremos que esses dias no Brasil sejam de alegria, de conforto e tranquilidade. Vamos mostrar que nós, os cristãos, e, de um modo especial, os maringaenses também são pessoas amáveis e receptivas”, completou Marília Matsuzawa, um dos membros da Igreja Presbiteriana da Vila Operária.
Depois de um ano, caberá as famílias a decisão de ficar ou voltar para Ucrânia. Os líderes religiosos dizem acreditar que esse pode ser o tempo necessário para os ucranianos definirem as próprias vidas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução