Início Maringá Vacinação contra gripe e sarampo para crianças é antecipada em Maringá

Vacinação contra gripe e sarampo para crianças é antecipada em Maringá

A campanha anual de vacinação contra gripe (influenza) começa em todo o Brasil nesta segunda-feira, quatro de abril. Assim como o plano de imunização nacional, em Maringá a primeira etapa do processo, até dia dois de maio, seria destinada à pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Porém, a partir desta segunda-feira, dia 25, a Saúde vai antecipar a vacina para crianças de seis meses a cinco anos incompletos no município. Além disso, os pequenos poderão receber a dose de reforço contra o sarampo.

Maringá é uma das primeiras do Paraná a antecipar a vacinação. O objetivo, segundo o secretário de Saúde, Clóvis Melo, é diminuir os índices de internação de crianças por doenças respiratórias. As vacinas serão aplicadas em 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto na UBS Maringá Velho e Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde. Outros públicos também serão contemplados conforme for possível avançar a imunização.

Mesmo com o avanço para outro grupo prioritário, a campanha continua para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. O município também vai aplicar a vacina contra o sarampo para os profissionais que ainda não completaram o calendário vacinal com a primeira e segunda dose. Na vacinação contra a gripe, a meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em mais de 21 mil crianças. No caso da vacina contra o sarampo, todas as crianças deverão receber o imunizante, mesmo que estejam com as doses de rotina em dia.

Para todos os públicos é necessário levar carteirinha de vacinação e documentos pessoais.

Caso não seja antecipada, está prevista para o dia três de maio iniciar a imunização de crianças até 11 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e a população privada de liberdade. Somente após a finalização desses grupos é que a vacina será disponibilizada para o restante da população.

VACINA

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. No caso das crianças de seis meses a menores de cinco anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022.

Victor Cardoso

COMPARTILHE: