Início Destaques do Dia Quase dobra o número de casos de dengue confirmados em Maringá

Quase dobra o número de casos de dengue confirmados em Maringá

O informe semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostrou que Maringá tem atualmente 846 casos confirmados de dengue. Esse número é 74% maior que o divulgado na semana passada, quando o município tinha 486 pessoas com a doença. Ainda de acordo com o levantamento são 1.144 casos suspeitos de dengue que estão sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde. Alguns números do Estado diferem do município por conta da atualização do sistema.

Segundo Eduardo Ribeiro, gerente de zoonoses de Maringá, as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti serão intensificadas inclusive com a pulverização do fumacê. Porém, reforçou que “as pessoas precisam entender que a dengue está em toda a Cidade, por isso o cuidado deve ser constante. O fumacê vai continuar sendo aplicados em áreas onde tem mais concentração de casos positivos. As bombas costais continuam circulando em todos os outros bairros, além dos mutirões.”

Nesta Quinta-feira, dia 28, e sexta-feira, 29, a Secretaria de Saúde vai realziar mutirões para vistoriar casas e realizar a coleta de materiais recicláveis e que possam acumular água. Hoje, a mobilização será na Vila Morangueira, o ponto de encontro será na UBS Morangueira que fica na Avenida Lucílio de Held, 962. Amanhã será no Conjunto Requião, o ponto de encontro vai ser na UBS Guiapó/Requião, na Rua Libertador San MArtin, 1.096, Praça Miguel de Oliveira. Trabalho sempre começa às 8h30.

Durante os mutirões, as equipes vistoriam e recolhem materiais como papel, papelão, plástico, pneus e outros. Não serão recolhidos bens inservíveis como móveis, entulho, galhos, estofados e colchões. Esses itens são recolhidos por meio da Central Maringá Cidade Limpa. Os pedidos devem ser solicitados pela população no Whatsapp número (44) 99103-2432. Além do pedido, é necessário enviar fotos dos materiais.

O “fumacê” vem sendo aplicado diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, entre seis e oito horas, assim como das 17 às 19 horas. A aplicação ocorre em cinco ciclos, com um intervalo de retorno de três a cinco dias entre cada etapa no mesmo local. A iniciativa começou dia 18 de abril em Maringá e deve ser concluída até dia dois de maio. Lembrando que o Paraná está em estado declarado de epidemia de dengue.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: