Início Maringá Artistas publicam nota de repúdio sobre desfile dos 75 anos de Maringá

Artistas publicam nota de repúdio sobre desfile dos 75 anos de Maringá

Dezenas de artistas locais divulgaram uma nota de repúdio ao desfile temático dos 75 anos de Maringá. O documento foi assinado e publicado em redes sociais reclamando da exclusão dos profissionais maringaenses, a forma desrespeitosa com que foram preteridos e a falta de sensibilidade da atual gestão e da Secretaria de Cultura. Para o evento que marcará o aniversário de Maringá, foi contratada uma empresa de Campo Mourão.

“Não podemos nos calar quanto ao procedimento de escolha unilateral, pela Secretaria de Cultura de Maringá, de uma empresa de outra cidade. Fazemos questão de registrar que não estamos colocando em dúvida a qualidade da empresa, mas não podemos deixar de repudiar alguns procedimentos: repudiamos a exclusão dos artistas locais que desde 2000 vêm realizando esse desfile a partir dos recursos financeiros disponibilizados pelo orçamento da Prefeitura; repudiamos a forma desrespeitosa com os artistas locais que nesse período de dificuldades em razão da pandemia da covid-19 foram preteridos após longos anos de parceria; repudiamos a falta de sensibilidade da atual gestão da SemucC em não abrir de forma igualitária aos artistas/empresas locais o envio de propostas para essa festa”, inicia o documento.

Os artistas também reclamam da modalidade utilizada na contratação da empresa de Campo Mourão, que foi por inexigibilidade, quando não há empresa concorrente. Com produções locais, os profissionais dizem que a modalidade geralmente é a de pregão, para que várias companhias participem do processo. Os assinantes do documento também citam Francisco Pinheiro da Silva, que atua na Semuc.
“Repudiamos a influência do superintendente de Cultura de Maringá na escolha de uma empresa de Campo Mourão, mesma cidade de sua residência; repudiamos o desmerecimento da mão de obra local, justamente quando é disponibilizado o maior valor em recursos financeiros para essa festa, R$ 200 mil, comparados a anos anteriores, valor este que incrementará a cadeia comercial de outra cidade e não de Maringá”, conclui o texto.

EXPOINGÁ
Enquanto isso, centenas de maringaenses enfrentaram uma imensa fila para garantir um ingresso para o show de aniversário do município na Expoingá 2022. O show de Luan Santana será gratuito, mas o interessado precisa trocar alimentos não perecíveis pelos ingressos. A troca acontece no Auditório Hélio Moreira, das 8h30 até 17h30. O número de ingressos é limitado e cada pessoa pode retirar até duas entradas por meio do CPF.

Os alimentos arrecadados serão doados para as entidades assistidas pelo Provopar. A associação informou que, somente na primeira hora de atendimento, 200 ingressos foram distribuídos.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: