Início Destaques do Dia Prefeitura diz que lotação de UPA é 70% de casos não urgentes

Prefeitura diz que lotação de UPA é 70% de casos não urgentes

A Prefeitura emitiu uma nota após receber reclamações de pacientes que estavam sofrendo com a demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. Algumas pessoas relataram que esperaram horas para passar apenas pela triagem. Pacientes com sintomas de dengue e outros com casos de emergência. O Poder Público disse que é um período de muita pressão sobre os sistemas de saúde, tanto públicos, como particulares; e que 70% das consultas não são urgentes, podendo ser resolvidas nas UBSs.

“Estamos passando por um período de muita pressão sobre os sistemas de saúde, tanto públicos como particulares. Não só em Maringá quanto no Paraná e no Brasil. A Secretaria de Saúde aumentou o serviço pediátrico abrindo o atendimento na Zona Sul. Estamos ampliando o atendimento pediátrico na Zona Norte. Contratamos médicos credenciados e o PSS para novas contratações está na fase final. Alertamos que as UPAs são unidades de urgência e emergência. Casos diversos destes devem ser resolvidos nas UBSs. Infelizmente, cerca de 70% das consultas nas UPAs não são urgentes. As maiores procuras são por infecção urinária, vômitos e diarreia sem causas específicas, suspeita leve de dengue, doenças respiratórias, dores musculares, renovação de receita e doenças crônicas de longa data. É preciso que a população se atente às finalidades das UPAs e UBSs”, descreve o comunicado oficial.

Além disso, a Prefeitura explicou quando o cidadão deve procurar uma UPA. A preferência é para prestação de atendimento de média complexidade, problemas cardíacos, pressão alta e febre alta, cortes, infarto, derrame, falta de ar intenso (dispneia), queimadura, quedas, afogamento, picada ou mordida de animais venenosos. Já as UBSs são direcionadas aos atendimentos gratuitos voltados à saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso. Onde são realizadas consultas de rotina, sintomas leves de gripe, tonturas, dor abdominal leve, mal-estar, conjuntivite, unha encravada, dor de ouvido, dor na coluna, febre baixa, vômito e diarreia, injeções, curativos, retirada de pontos, renovação de receitas, trocas de sondas, nebulização, pré-natal, acompanhamento de hipertensão e diabetes, troca de receitas, entre outros.

“A UBS Pinheiros tem uma ala exclusiva para atender pessoas com sintomas de dengue que não são de urgência e emergência. Esse processo é conhecido como ‘Sentinela’. Em outra ala, a UBS continua realizando os atendimentos normais. A UBS Sentinela funciona entre sete e 23 horas. Outros atendimentos da UBS Pinheiros são até as 21 horas”, conclui a nota da Prefeitura.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

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