A suposta tentativa da Audi de comprar a McLaren aparentemente fracassou depois que as duas partes não chegaram a um acordo em relação ao preço da equipe, segundo um relato da Reuters.
No final de 2021, foi divulgado que a Audi já havia fechado um acordo com a companhia baseada em Woking para comprar o Grupo McLaren inteiro, mas a organização britânica chamou o relato de “totalmente errado”.
Porém, quando Porsche e Audi confirmaram seu interesse em entrar na Fórmula 1 em 2026, as ligações entre as duas partes começaram a se tornar menos tênues, particularmente considerando que as intenções da Audi são ligeiramente diferentes da outra subsidiária da Volkswagen.
Enquanto a Porsche supostamente está visando o fornecimento de unidades de potência para a Red Bull em 2026, a Audi deseja comprar uma equipe existente do grid.
Foi relatado que a marca alemã estava interessada na McLaren, mas parece que suas respectivas avaliações da equipe as tornam incompatíveis. “As expectativas de preço são distintas demais”, disse uma fonte à Reuters.
Como resultado, a Audi voltou sua atenção para Sauber, Williams e Aston Martin como possíveis oportunidades, e Mike Krack, chefe da Aston, indicou que estaria interessado em uma parceria com os alemães.
“Eu acredito que essa possibilidade é super atrativa para qualquer equipe que não tem uma montadora ao seu lado”, declarou ele.
Herbert Diess, CEO da Volkswagen, confirmou que o trabalho no projeto dos motores para a filosofia mais elétrica que será adotada em 2026 já começou. Ele também sugeriu que seria mais benéfico se unir a uma equipe já estabelecida no grid a fim de poder integrar rapidamente os motores.
“Você precisa de cinco ou 10 anos para andar entre os primeiros colocados. Em outras palavras, você só pode entrar se houver uma grande mudança de regras”, explicou ele. “Isso está ocorrendo agora e também em 2026, quando os motores serão muito mais eletrificados e usarão combustíveis sintéticos”.
“Isso significa o desenvolvimento de um novo motor, o que leva três ou quatro anos. Portanto, você pode decidir agora entrar na F1 – ou então provavelmente teria de esperar mais 10 anos. Nossas duas marcas premium acham que é a coisa certa a fazer e estão priorizando isso”.
A Porsche terá os motores prontos para 2026 após quatro anos de desenvolvimento meticuloso, mas resta saber se a Red Bull terá interesse em terceirizar a fabricação de suas UPs para a marca.
Enquanto isso, a Audi ainda está buscando uma equipe para investir seu dinheiro, e considerando a situação financeira da Sauber desde a saída da BMW em 2009, a equipe suíça correndo com o nome de Alfa Romeo poderia ser uma possibilidade séria.
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