Início Maringá GTFoods está pronta para entrar no mercado de tilápias

GTFoods está pronta para entrar no mercado de tilápias

O ensaio do grupo GTFoods, com sede em Maringá, que atua no setor avícola, para entrar no mercado de tilápias vem de alguns anos. Pois chegou a hora. O grupo assumiu uma operação de abate de tilápias no município de Mandaguaçu e os trabalhos de adequação estão em marcha para colocar o peixe no mercado consumidor.

Com o investimento, a companhia espera elevar sua receita a R$ 5,5 bilhões até 2025. Nos últimos três anos, o crescimento da companhia foi de 65%. No ano passado, faturou R$ 3,3 bilhões.

“Minha gestão, nesse período, tem sido muito voltada para a ampliação e geração de novos negócios, e o mercado de pescados se apresentou como uma ótima oportunidade, principalmente pela sua desenvoltura de uns anos para cá”, diz Rafael Tortola, sócio e presidente da companhia. “Anos atrás, o setor tinha uma movimentação tímida e números pouco expressivos. Hoje, tem potencial para ser, junto com a indústria do frango, uma das grandes cadeias produtivas do país”, afirma Vinicius Demori Gonçalves, vice-presidente executivo e também sócio da GTFoods.

Em 2021, o setor movimentou R$ 8 bilhões. De acordo com a PeixeBR (Associação Brasileira da Piscicultura), o país produziu 534.005 toneladas do peixe, um crescimento de 9,8% ante 2020. Desse total, a criação de tilápia já representa 63,5% dos peixes de cultivo no país.

A linha de pescados da GTFoods faz parte da área de novos negócios do grupo, que hoje representa 15% da receita anual, o equivalente a cerca de R$ 500 milhões. A ideia de entrar no setor de pescados vem de, pelo menos, 2015, quando os sócios começaram a falar publicamente sobre o assunto.

Para viabilizar o projeto, a GTfoods planeja investir R$ 1 bilhão na ampliação do abatedouro recém-comprado, em novas instalações, aquisição de maquinários e na expansão da distribuição dos produtos.

A GTFoods não abre, por enquanto, como se dará um possível modelo de integração com produtores de peixe da região. Mas afirma que deve seguir nessa linha porque “esse modelo bem-sucedido de negócios tem sido um horizonte para outros setores, principalmente a piscicultura”.

No ano passado, o Brasil exportou 8.529 toneladas de tilápia, volume 28% acima de 2020, por US$ 18,2 milhões, um crescimento de 77%. Os Estados Unidos foram o destino de 73% das exportações do peixe, com US$ 13 milhões, seguidos pela China com vendas de US$ 1,6 milhão.

Forbes Brasil
Foto – Reproducão

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