Quando todos pensam e agem da mesma forma, a concorrência nesse campo aumenta muito.
As pessoas acreditam que, em momentos de dificuldade, principalmente na economia, devem investir em produtos populares, de preferência aqueles relacionados às necessidades básicas da população como comer e vestir. Eles dizem que não importa quão ruim esteja o mercado, o ser humano nunca deixa de comer e de se vestir.
Isso até faz sentido. Mas o problema é que novamente todo mundo pensa da mesma forma e aí ocorre um aumento significativo na concorrência, ou até hiper concorrência nos itens relacionados.
Sempre que há uma crise, uma dificuldade financeira, econômica, de mercado, de trabalho, uns pisam no freio e outros no acelerador. E, como geralmente a maioria pisa no freio, a concorrência ali é bem maior. É o obvio de mercado, mas que a miopia de muitos não deixa enxergar.
O ser humano nasceu para sonhar. O ser humano nunca deixa de pensar em dias melhores para o futuro, mesmo que a maioria, por muitas e muitas vezes são os pessimistas que estão certos, mas em algum momento há um refino aqui de otimistas que mudam o mundo. E mudam mesmo.
Mas lá no fundo, o ser humano crê e sonha que pode acumular bens, riquezas e se destacar socialmente. E esse desejo cresce muito mais em dias de crise e quando elas são prolongadas, mais ainda.
Veja hoje, saímos de uma pandemia, e como viajo muito, os aeroportos estão lotados e o preço das passagens em geral, nas alturas.
Mas este incômodo nos faz crescer. Não podemos desanimar quando o mercado estiver ruim. Até porque, por mais difícil que esteja, poderia ser muito pior. E assim foi com japoneses e alemães depois da segunda guerra mundial, e olhe para estes países nos dia de hoje.
.
Um dos benefícios da crise é que ela nos obriga a pensar diferente, fora da caixa, a tomar decisões que jamais tomaríamos se a situação estivesse boa. Quando a situação é ruim, quando os problemas e desafios são grandes, nós nos forçamos a tirar mais de nossa criatividade. Esse momento nos permite a reinvenção e é assim que caminha a humanidade. É aqui que se mudam as leis
da economia, de mercado e a visão sobre trabalho e negócios. Esse “repensar” constrói um novo futuro.
Não estou aqui dizendo para você “amar as crises”. Só estou dizendo que são nestes momentos que você muda o pedal, ou para freio ou para acelerador. É aqui que você é líder ou segue a manada. É aqui que você acaba sabendo se destacar com grandes ideias, saindo do comum para o extraordinário. Não estou falando de foguetes na estratosfera ou chegando em Marte. Estou falando de você, de sua vida, de seu trabalho, relacionamentos, negócios, carreira, novo mercado, enfim todo o seu cotidiano.
Além de toda essa criatividade, esse novo repensar, esse reinventar no seu trabalho ou na sua forma de ser e fazer, existem componentes indispensáveis para tudo isso dar certo que é a persistência e a fé das pessoas envolvidas, com a crença na sobrevivência e construção do futuro. Isso faz toda a diferença entre aqueles que triunfam daqueles que ficam patinando no meio do caminho.
Se você buscar na história, algumas até mais ou menos recentes como a Amazon, tem que acreditar que geralmente antes de alguém ter sido melhor, já foi o pior. A Amazon quase quebrou no episódio do estouro da bolha da Internet quando acumulou dívidas e mais dívidas e foi obrigada a reduzir as operações e o quadro de pessoal.
E hoje, Jeff Bezos, seu fundador deverá ser o primeiro trilionário em dólares do Planeta Terra. A sua frase que muito me marca é a seguinte: “Obstáculos são apenas obstáculos se você pensar que são obstáculos. De outro modo, são oportunidades”.
Então, neste repensar e refletir, saia do lugar dos mesmos que se pertencem. Faça melhor. O que você faz todos os dias é mais importante do que o que faz de vez em quando. Então, não espere, movimente-se. É igual ir à academia se exercitar, depois vai na frente do espelho e não vê nenhum progresso, mas você continua, porque sabe que uma hora você vai entrar em forma.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.