Início Maringá Hemocentros de Maringá pedem ajuda para abastecer os estoques

Hemocentros de Maringá pedem ajuda para abastecer os estoques

Doadores no centro de coleta da Fundação Pró-Sangue Hemocentro São Paulo

O frio chegou mais cedo e os hemocentros já registram queda no número de doadores de sangue. Com isso, também acontece a redução dos estoques nas unidades coletoras de Maringá. Como o sangue é perecível, os Bancos de Sangue alertam para a necessidade de doação e, consequentemente, reposição dos tipos sanguíneos. Atualmente o tipo O+ é o que tem estoque mais baixo nos hemocentros.

“Nossos estoques estão baixos. Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos, especialmente o O+. Temos uma demanda grande de transfusões e atendemos várias instituições hospitalares, algumas que são porta de entrada para Samu e Siate. Sem contar os pacientes que realizam os procedimentos de radioterapia e quimioterapia no próprio HC. Esperamos que os doadores venham até a unidade pensando ainda mais no quanto é importante realizar uma doação nesse momento”, disse o coordenador administrativo do Hemocentro de Maringá, Gerson Zanusso Júnior.

CRITÉRIOS
Sobre a doação nesse período de pandemia do novo coronavírus, a orientação é utilizar máscara durante o deslocamento e permanência no Hemocentro. Doadores com idade a partir de 60 (sessenta) anos recomenda-se isolamento social. Com objetivo de evitar aglomerações, é imprescindível o agendamento da doação de sangue utilizando o link www.saude.pr.gov.br/doacao. Também é importante que os doadores compareçam sem acompanhantes, somente no caso de doadores menores de 18 anos.

Os doadores precisam ter mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde Antes de fazer a doação é necessário observar as seguintes recomendações: pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar 10 dias após a completa recuperação; pessoas assintomáticas com teste positivo também devem respeitar o mesmo tempo de espera; os que tiveram contato com casos positivos só podem realizar a doação sete dias após o último contato; e pessoas em isolamento voluntário ou por orientação médica podem doar após o término do tempo determinado.

Para os que tomaram a vacina CoronaVac, a doação de sangue pode ser feita em 48 horas; as demais: AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, depois de sete dias.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: