Início Destaques do Dia Espaço Saúde vai realizar 1.000 atendimentos com exames de glaucoma

Espaço Saúde vai realizar 1.000 atendimentos com exames de glaucoma

Em parceria com a Associação Paranaense de Oftalmologia, a Prefeitura vai realizar o Espaço Saúde neste próximo sábado com a expectativa de oferecer 1 mil atendimentos em um dia para exames de glaucoma. O evento será no Hospital Municipal, no próximo sábado, 21, entre nove e 16 horas. Além dos testes voltados ao grupo de risco para detectar a doença de glaucoma, serão oferecidos serviços de massagens, verificação de peso, pressão e glicemia.

“Ainda serão realizadas ações de orientações para prevenção da dengue, câncer bucal, distribuição de autoteste e explicações sobres outras doenças. Para fazer parte basta apresentar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento será por ordem de chegada. O evento vem para agilizar atendimentos e oferecer serviços. Toda população está convidada. A iniciativa colabora para a descentralização de serviços e também da promoção de uma saúde humanizada”, pontuou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
Essa ação está relacionada ao Maio Verde, campanha de prevenção e combate ao Glaucoma. Lembrando que o grupo de risco para patologia é formado por pessoas acima de 40 anos, com histórico familiar de Glaucoma, pacientes que fazem uso de corticoides, alta miopia e diabéticos.

O Glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e que gera o comprometimento visual. Especialistas alertam que, se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Existe o glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos geralmente nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Doença causada por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

Já a principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular, enquanto o glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos. Além do glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc. No início a doença geralmente é assintomática, a perda visual ocorre em fases mais avançadas e compromete, primeiramente, a visão periférica. Posteriormente vai acontecendo o estreitamento da visão até transformar em visão tubular.

Os pacientes de risco são: negros, que têm maior propensão a desenvolver pressão alta; pessoas com mais de 35 anos; e os portadores de diabetes. O histórico familiar também é importante, cerca de 6% das pessoas com a doença já tiveram algum parente também enfermo. O tratamento é clínico e com colírios, além de uso de drogas por via oral em casos de emergência. Cessada a causa, a pressão intraocular regride e o problema visual desaparece.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: