No dia 23 de abril Maringá foi atingido por um vendaval, considerado o maior da história do município, que derrubou pelo menos 500 árvores, segundo dados da Prefeitura. Desde então, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana iniciaram uma mobilização recolhendo, em média, 155 toneladas de galhos e troncos de árvore por dia nas ruas e avenidas. Porém, em muitos lugares há montes de galhos que continuam nas calçadas e até em trechos das vias. Situação que incomoda os moradores e atrapalha a mobilidade.
De acordo com Paulo Gustavo Ribas, secretário da pasta responsável pela limpeza do município, o trabalho será finalizado na próxima semana. Até dia 23 a expectativa é que todos os ‘entulhos’ maiores sejam retirados. Ele disse que o trabalho está andando de forma ágil, levando em consideração que demora a retirada de uma árvore apenas, enquanto Maringá teve mais de 500 derrubadas no último temporal. Cerca de 4,2 mil toneladas já recolhidas em mais de 200 viagens feitas para transporte do material até a Pedreira Municipal.
“As equipes atuaram em tempo recorde para atender as situações mais críticas, removendo galhos e árvores para garantir a liberação das vias, o fluxo do trânsito e a segurança das pessoas. Com o trabalho intenso de diversas secretarias, empresas terceirizadas e voluntários, o município garantiu a volta à normalidade após o temporal já na segunda-feira, menos de dois dias após o temporal. Paralelo a tudo isso continuamos com a coleta de lixo e roçadas”, concluiu Ribas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução