Dezenas de pessoas foram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte na noite de segunda e madrugada de terça-feira. Os pacientes, muitos com sintomas gripais, relataram que o tempo de espera para atendimento era absurdo, chegando até 10 horas. Além disso, não havia estrutura para acomodar os que esperavam, sendo obrigados a ficarem sentados na calçada. Relatos de pessoas deitadas no chão da unidade. Os presentes disseram que somente cinco médicos atendiam na UPA.
Por conta da demora, alguns pacientes procuraram outros locais. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Império do Sol, próximo ao Contorno Norte, por exemplo, a situação não era tão diferente e a espera por atendimento médico passava de duas horas. Muitos relataram que não passaram pela triagem e foram dispensados pelo profissional de saúde. Na tarde de segunda-feira, mais de 300 pessoas esperavam atendimento no local, segundo moradores.
Sobre o assunto, a Secretaria de Saúde informou que tem tido uma grande procura no sistema de saúde e isso reflete na demanda de hospitais e UPAS. Disse, por meio de nota, que isso é registrado em todo o País, um momento delicado onde os casos são, principalmente, de problemas respiratórios. O atendimento continua de forma ininterrupta e medidas estão sendo tomadas, como a abertura de atendimento pediátrico na UPA Zona Sul e o credenciamento constante de médicos. A Prefeitura disse estar trabalhando para aumentar o conforto e diminuir a espera dos pacientes.
Victor Cardoso
Foto – CBN
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.