Começou a construção de 20 unidades habitacionais no Jardim Europa, região em desenvolvimento localizada ao sul de Maringá. O investimento de R$ 2 milhões é custeado pelo Fundo de Habitação de Interesse Social (FHIS). As casas serão erguidas na Rua Natividade Polsaque, esquina com a Rua Maria Campagnucci Rubim, e cada uma possuirá 48,8 m², serão de laje, com pia e gabinete de cozinha, janelas venezianas para maior conforto, telhas de concreto e lavanderia coberta.
A Prefeitura projeta 57 unidades erguidas também no Jardim Novo Paulista, todas com diferenciais importantes para a qualidade de vida dos moradores. Objetivo é a implantação de pequenos núcleos em loteamentos já consolidados, ou seja, munidos de toda infraestrutura necessária ao assentamento. Nos locais serão implantadas escolas, unidades de saúde, comércio, asfalto, saneamento básico, linhas de ônibus, entre outros benefícios.
De acordo com a administração municipal, a construção de moradias também está sendo viabilizada por meio das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), projeto criado para ocupar terrenos vazios dentro de áreas urbanizadas. Maringá tem 1,6 mil apartamentos em construção e potencial para um total de 15 mil unidades dentro da iniciativa. As ZEIS estimulam a ocupação de espaços mediante critérios específicos de construção, destacando-se a destinação de parte das unidades construídas para atendimento de famílias que aguardam a casa própria.
“A iniciativa valoriza a inclusão social e já desponta como o maior projeto habitacional do Paraná. Não se trata apenas de proporcionar moradia ao cidadão, mas contemplá-lo com uma unidade habitacional moderna, bem localizada, e com todos os recursos que valorizem essa conquista. É um lar muito esperado por tantas famílias”, concluiu o prefeito Ulisses Maia.
Victor Cardoso
Foto – PMM