Início Maringá Maringá vai precisar de 3,7 mil mesários; cadastro começa dia primeiro de...

Maringá vai precisar de 3,7 mil mesários; cadastro começa dia primeiro de junho

No dia primeiro de junho a Justiça Eleitoral de Maringá entra no próximo passo de preparo para as Eleições 2022, a convocação dos mesários. A primeira parte das convocações devem ir até dia 20 de junho. A Cidade possui 935 seções eleitorais e para o trabalho serão convocados 3.740 mesários; serão 130 locais de votação. Além dos mesários, o serviço no dia dois de outubro também será desempenhado com o auxílio de mais de 500 pessoas na equipe de administração de prédio.

“Facilmente o número de pessoas que auxiliarão a Justiça Eleitoral de Maringá chegará a 4.500 pessoas nestas eleições. Este é o momento apropriado para quem gostaria de trabalhar como mesário nas próximas eleições se inscrever. Quem já o fez este ano não precisa fazer novamente. Todas as solicitações feitas pela internet são recebidas e guardadas. O site para o eleitor solicitar sua inscrição como mesário voluntário é o do TRE do Paraná: tre-pr.jus.br”, informou o Analista Judiciário da 192ª Zona Eleitoral, Julian Oscar.

De acordo com um levantamento prévio, após a finalização dos requerimentos online, o município deve ter cerca de 295 mil eleitores aptos. Os que participarem com alguma função nas Eleições tem as vantagens de dois dias de folga do serviço para cada dia à disposição da Justiça Eleitoral; horas de atividade extracurricular, para cada turno nas eleições, a ser enviado para a faculdade; liberação da taxa de matrícula em diversos concursos públicos; e auxílio-alimentação no dia do pleito.

O TRE Paraná está vinculando as principais instituições de ensino no Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. Em Maringá temos as universidades UEM, Unicesumar, Uningá, Unifamma, FEITEP, UNIFCV, Integrada, Uniandrade, conveniadas ao programa que garante a concessão mínima de 60 horas extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários, quando atuantes nos dois turnos da eleição; e de 30 horas, quando a atuação for em um turno somente, precedidas de treinamento presencial e ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral. O projeto foi pensado de acordo com três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade; Alcançar a igualdade de gênero e empoderar as mulheres; e promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável.

Ainda sobre as universidades, a UEM e a Unicesumar são os dois maiores locais de votação de Maringá. A UEM possui 8.960 eleitores distribuídos em 27 seções. A Unicesumar possui 8.899 eleitores distribuídos em 26 seções. Os interessados em trabalhar no pleito deste ano devem acessar o site e no menu à direita clicar na opção “Mesário Voluntário”. Depois preencher o cadastro no link “Faça sua inscrição”, colocando e-mail e contato de WhatsApp para receber a convocação por meio digital.

SITUAÇÃO

“Os requerimentos feitos de forma online para Justiça Eleitoral foram todos analisados, restando apenas situações que os eleitores tinham multa, mas não fizeram o pagamento, ou então que enviaram comprovante de residência. Assim os Cartórios Eleitorais de Maringá entraram em contato com estes eleitores, por WhatsApp ou e-mail, e estes têm até dia 31 de maio para providenciar o pagamento das multas ou o envio de foto dos comprovantes de vínculo com a cidade de Maringá”, explicou Julian Oscar.

Ainda segundo o Analista Judiciário, caso estes eleitores não enviem a documentação faltante até a data, os requerimentos online serão excluídos e os cidadãos só conseguirão fazer novamente o requerimento a partir do mês de novembro. Ele ressalta também que para o eleitor que não conseguiu transferir a inscrição eleitoral para Maringá, poderá votar em trânsito.

“Nas cidades com mais de 100 mil eleitores terão seções para receber o voto de eleitores que estão fora da cidade em que votam, ou seja, estão em trânsito no dia da eleição. Para isso, a partir de 15 de julho, até 18 de agosto, o eleitor que souber que estará fora da cidade em que vota nos dias dos turnos em outubro, poderá ir ao fórum eleitoral mais próximo e alterar seu local de votação de um, ou dos dois turnos, para a localidade que estará nas datas. Assim não vai justificar, poderá votar”, disse o Analista Judiciário.

Nessas eleições o Brasil vai escolher Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: