Observe ao seu redor, os sons, as placas, os carros, o colorido, as pessoas… enfim… estamos rodeados de coisas que tiram a nossa concentração o tempo todo.
No trabalho ou em casa também temos muitos elementos que nos distraem. Na empresa, a conversa dos colegas, a notificação de um e-mail ou mensagem que acaba de chegar, o gestor que chama para uma reunião rápida, o convite para um café, o pedido de ajuda de alguém da equipe e por aí vai.
Em casa, a TV, os filhos, o cônjuge, os pais… são tantas coisas que nos distraem que muitas vezes o dia passa e ficamos com a sensação de que não fizemos nada. Isso já aconteceu comigo, não uma nem duas, mas várias vezes, e com certeza aconteceu com você também.
Mas, a pergunta que se faz é: Como vamos evitar que essas distrações tirem o foco dos nossos objetivos? Na verdade, não precisa ser nada muito grandioso. Às vezes pode ser apenas responder a um e-mail do cliente. Todas as vezes que começamos a escrever acontece algo que nos impede de continuar.
E é você mesmo quem precisa se autodisciplinar. É você quem precisa criar o seu método de lidar com as distrações que acontecem a toda hora.
No dicionário, AUTODISCIPLINA é definida como a disciplina que um indivíduo ou um grupo voluntariamente se impõe. Ou seja, é algo que você define como prioridade para você mesmo.
É preciso que você saiba priorizar as suas atividades. Você pode fazer sempre em primeiro lugar as suas atividades mais importantes. Outra ação que você pode adotar, é aprender a dizer SIM para você. Quando você aprende a dizer sim a você mesmo, fica mais fácil você dizer NÃO aos outros.
Mas não pense que as distrações deixarão de acontecer se você souber priorizar suas atividades. Apenas saberá o momento em que poderá aceitar aquele convite para um cafezinho, e quando recusá-lo.
Qual a vantagem nessa autodisciplina? A habilidade de entregar suas tarefas no prazo e com qualidade, ter tempo suficiente na sua rotina para fazer exercícios, para ler, para estudar, para estar com as pessoas que você ama, são algumas das muitas vantagens que a autodisciplina te proporciona, e todas elas são ao mesmo tempo seus objetivos e seus motivadores para que você consiga realizá-las.
Identifique os obstáculos que você pode encontrar na sua rotina e que podem impedir de cumprir seus objetivos. Muitas pessoas fracassam no cumprimento das suas metas, por não saberem identificar os possíveis entraves que encontrarão pelo caminho. E quando eles acontecem não sabem como lidar com eles. Acredite, imprevistos vão acontecer independente da sua vontade, e você precisa saber como contorná-los.
Substitua velhos hábitos por novos hábitos, mas é importante que você não deixe um vácuo no lugar do seu hábito antigo, e sim preencha-o com algo que tem a ver com o seu novo hábito.
Monitore seu progresso, e veja como você está se sentindo em relação a sua autodisciplina. Veja se de fato tem conseguido se manter mais focado nas coisas importantes, deixando as distrações de lado.
Podemos até dizer que a AUTODISCIPLINA abre portas para outras habilidades que você precisa desenvolver, pois uma vez que você aprende a aplicá-la no seu dia a dia, ela lhe será útil em toda e qualquer outra área da sua vida. Se você sabe como ser disciplinado no trabalho, você também pode ser nos estudos e no esporte, por exemplo.
Veja algumas dicas de como desenvolver a sua AUTODISCIPLINA. Uma vez que eu sei como funciono, posso tirar melhor proveito das minhas habilidades e pontos fortes, conseguindo assim traçar planos para atingir meus objetivos com muito mais eficiência. Manter-se focado é uma forma de reforçar a sua autodisciplina. Para isso é preciso definir claramente seus objetivos.
Faça pausas. Não trabalhe ou exerça qualquer atividade por horas seguidas sem intervalos. Os intervalos são necessários para repor as energias. Crie hábitos saudáveis. Faça um levantamento de hábitos que você tem, mas que não te acrescentam nada, e substitua-os por outros hábitos que te proporcionem além do prazer de realizá-los, ainda faz com que você aumente sua produtividade. A prática de esportes é excelente para te dar mais energia e disposição.
Faça uma lista das suas prioridades profissionais. Sim você precisa ter prioridades profissionais também. Saiba onde você quer chegar na sua carreira. Não delegue essa tarefa a terceiros pois se trata da sua vida, do seu futuro e do futuro daqueles que você ama. Ah mas eu já sou dono do meu próprio negócio! Ótimo, então estabeleça metas de expansão e crescimento.
Organize-se. Crie uma forma organizada de realizar suas atividades. Estabeleça prioridades. Alinhar suas demandas e prazos facilita a gestão do tempo e permite alta performance das suas entregas. Isso pode fazer a diferença entre você se manter ou não no seu emprego.
A disciplina também pode ser encarada como abrir mão de um prazer imediato para conseguir um prazer ainda maior no futuro. Por isso, ao praticar a AUTODISCIPLINA, você não estará apenas sendo um profissional melhor agora, mas também no futuro.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.