Início Destaques do Dia Policiamento comunitário e Centro de Segurança devem ser implantados em Maringá

Policiamento comunitário e Centro de Segurança devem ser implantados em Maringá

O prefeito Ulisses Maia e o secretário de Segurança Ivan Quartarolli foram até Curitiba na tentativa de integrar os trabalhos da Guarda Civil Municipal, Polícias Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Objetivo é implantar o Centro Integrado de Operações no município. Também participaram da reunião os vereadores Luiz Alves e Paulo Biazon. O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, recebeu os representantes de Maringá e acolheu a iniciativa pioneira par atuar no combate à criminalidade e trazer segurança à população.

O coronel se comprometeu a autorizar a integração. Em Maringá já existe um serviço integrado entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Comandante do 4º Batalhão, Tenente-Coronel QOPM Márcio Antônio dos Santos, falou sobre a necessidade de um policiamento voltado para a comunidade que possa identificar problemas e traçar estratégias preventivas. No último dia 31, houve uma operação modelo com o emprego de viaturas policiais volantes no entorno do Módulo Móvel, em uma base onde se realiza o patrulhamento.

A ação deverá se repetir no ponto-base e em locais já pré-definidos, além de visitação aos comerciantes locais, bloqueios urbanos e abordagens. Esse policiamento conta com viaturas localizadas em um perímetro, totalizando, aproximadamente, 30 policiais militares solidários em uma mesma ação. A mesma iniciativa já acontece em cidades como Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu.

‘É uma novidade que queremos implementar com cada vez mais evidência. O policiamento comunitário aumenta o contato dos policiais com a população. Eles estão prontos para atuar contra qualquer ação criminosa, mas também escutam as demandas e anseios da comunidade, colaborando para a construção de uma fiscalização mais assertiva”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira.

Victor Cardoso
Foto – AEN

COMPARTILHE: