Início Maringá “Peladão” é tombado como patrimônio histórico de Maringá

“Peladão” é tombado como patrimônio histórico de Maringá

O Monumento ao Desbravador, conhecido popularmente como ‘Peladão’, se transformou em ponto turístico e de referência ao longo dos anos. Inaugurada em 1972, a obra foi tombada definitivamente pelo conjunto artístico por meio de um decreto publicado em diário oficial. Com isso, qualquer intervenção que afete a visibilidade do bem deve ser previamente comunicada, avaliada e autorizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

A pasta também será responsável de fazer vistorias periódicas no monumento, feito pelo escultor Joaquim Henrique Aragão, que fica na Praça Sete de Setembro. A praça interliga o Maringá Velho à parte mais atual do município. Como presente de aniversário, ao completar 50 anos em 2022, a Prefeitura iniciou uma restauração na obra.

Entre outras ações, será realizada a lavagem manual do monumento com produtos biodegradáveis. Também será feito polimento com verniz para restaurar a cor original da obra para eliminar fuligem. O escultor Henrique Aragão falou sobre a peça à Adriano Valente, prefeito que encomendou a homenagem aos desbravadores:

“Um corpo imenso que procura o espaço infinito apoiado apenas pela planta dos pés. Esguio, ascético, puro, simples. Olhar no horizonte distante. Expressão de vitória consciente e sem soberba. Consciência simples do dever cumprido.” Segundo ele, estas seriam as palavras que o desbravador diria, se falasse.

Em 1977, o monumento ficou gravado de forma inusitada no coração dos maringaenses. Quando o Grêmio de Esportes Maringá sagrou-se campeão paranaense. Um torcedor mais fanático vestiu o Peladão com a camisa do clube.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: