Depois de ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autoteste passou a ser comprado em farmácias e as pessoas passaram a utilizar em casa. Isso facilitou a informação sobre infecção ou não, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária deixou de ter um mecanismo de registro quando o resultado é positivo. A Secretaria de Saúde de Maringá informou, por meio de nota, que isso acaba causando a subnotificação de casos da Covid-19.
De acordo com o texto divulgado, o autoteste teria um problema principal, a falta de garantia que o usuário vai seguir a orientação é procurar atendimento médico para notificação de positividade; dá mesma forma se der negativo, o importante seria o registro nesses casos também. A sol, segundo a pasta, seria o Ministério da Saúde realizar um preenchimento de notificação quando o autoteste fosse comprado.
Por outro lado, os testes de farmácia quando feitos são cadastrados em um sistema com preenchimento automático pelos farmacêuticos. Os dados vão para o site ‘Notifica Covid’ do Governo do Paraná. A obrigação é orientar o paciente sobre os sintomas de agravamento e a procura por um profissional da área.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Início Destaques do Dia Falta de controle de autoteste causa subnotificação de casos da Covid-19, diz...