Na próxima semana, dias oito, nove e 10, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), em parceria com a Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (Amea), promove o Workshop Profissional sobre Agrotóxicos em Maringá. O evento é destinado aos profissionais de agricultura, produtores, estudantes e empresas. A iniciativa busca minimizar danos por derivas em culturas mais sensíveis. Também são apoiadores do curso o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea) e o Centro Universitário Uningá e outras entidades. Nos três dias o encontro será das oito às 17 horas, na Uningá.
Os interessados devem fazer as inscrições por meio do site do IDR-Paraná, na página há uma sessão com o formulário que deve ser preenchido. O evento vai acontecer de forma presencial ou híbrida com transmissão pelo canal do Instituto no YouTube. Serão três dias de informação sobre como garantir segurança alimentar e ainda reduzir os efeitos da utilização dos defensivos agrícolas no ambiente e na saúde.
O coordenador estadual de fruticultura do IDR-Paraná e um dos organizadores do evento, Eduardo Augustinho dos Santos, reforça que uma agricultura mais sustentável, com ciência e tecnologia bem aplicada no campo, é um anseio de todos. Reforça que um dos assuntos mais importantes será sobre o uso de agrotóxico de forma correta e racional para evitar danos econômicos ao agricultor e como reduzir impactos nas culturas mais sensíveis, como horticultura e sericicultura, estarão na pauta.
“Essa é uma oportunidade que possibilita troca de informações e transferência de tecnologia. A expectativa para este workshop é alta. A ideia é provocar a discussão sobre o assunto entre os agricultores e empresas para, através deste diálogo criar mecanismos para alcançar a sustentabilidade”, concluiu Santos. (Victor Cardoso)