Liderar pelo exemplo? As pessoas preferem ser inspiradas a ser consertadas, corrigidas. Liderar através de exemplos é mais impactante, perdura mais que qualquer outra prática. Se quiser que seu pessoal seja mais positivo, seja você mais positivo.
Se quiser que se orgulhem mais de seu trabalho, dê o exemplo, mostre como faz. Você pode até não pegar na “massa”, porém deve entender da “massa”. Quer que seu pessoal tenha uma boa aparência? Tenha você também uma boa aparência. Quer que sejam pontuais? Chegue mais cedo também e mostre a eles o que a pontualidade significa para você.
O General Patton do 3º Exército americano na 2ª guerra Mundial era amado e odiado pelos soldados pelo fato de ser muito rígido com os mesmos. Ele costumava dizer: Há três princípios de liderança: 1) exemplo, 2) exemplo e 3) exemplo.
No meu livro “No topo do mundo – Motivados para vencer” eu trabalho bem essa questão, afirmando: “Uma palavra convence mas um exemplo arrasta multidões”. Ghandi disse: “Você não pode mudar as pessoas. Você deve ser a mudança que deseja ver nelas”.
Quando se pensa assim governa-se o mundo. Crie o foco em você e em sua equipe. Por que a chuva deprime uma pessoa e deixa a outra feliz? Tudo é uma questão de escolha e a forma como pensamos e consequentemente ensinamos. É o pensamento que gera sentimentos e o exemplo é fundamental para isso ocorrer.
Incrível não é, mas o mesmo caminho que constrói o sucesso de alguns é o fracasso de outros. Veja lá no meu livro INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: “Sabe onde estão as oportunidades? Elas estão no mesmo lugar das reclamações”.
No mundo existem os donos e as vítimas. Os donos comandam sua reação e as vítimas culpam o acaso. Não há receita mágica, apenas comprometimento. Lembre-se, o pensamento governa, a circunstância não. Para conhecer o estilo de um líder, nada como conversar com sua equipe. Liderança é algo que ocorre mesmo na ausência daquele que dá o tom, pois o time está preparado, sabe para onde ir, como proceder e que resultado buscar.
É por estas e por outras que minha melhor definição sobre cultura é esta: É aquilo que as pessoas fazem quando ninguém está olhando! Tenho outra definição também: “Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos, mas o que modifica o jeito de olhar e ouvir”.
Isso não se dá por um passe de mágica… Isso é fruto de uma atuação comprometida, participativa, que criou raízes em momentos decisivos. Liderar é colocar o pé no barro, isto é, estar junto, servir a equipe. Quem se esconde, trava e tem medo de sentar-se junto, por consequência não consegue extrair das pessoas o que elas pensam e o que de melhor cada um pode oferecer.
Afinal, o maior atributo de um líder é ser motivador de pessoas, motivador de sua equipe. O líder é o espelho, serve de modelo, precisa ser o treinador, fazer a sua parte. Sendo exemplo, o líder se credencia a cobrar resultados… o que se torna desnecessário, pois a contrapartida vem naturalmente, pela força e pela motivação do time.
E palavras são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas… Porém, o essencial é saber que vivemos de resultados. E um bom líder sabe disto! O processo de liderança é de educação e isso vale para a empresa, para a família e para a escola. Não é suficiente treinar a linha de frente para “resolver” o problema do cliente com rapidez se o suporte, isto é, a “linha de trás” não resolve o seu problema com agilidade. Em pauta, sempre o trabalho em equipe e a liderança pelo exemplo.
Infelizmente, em algumas empresas do setor público, e diga-se, não todas, mas algumas, por exemplo, o funcionário que receber a incumbência de “atender o balcão” é o mesmo que receber um castigo. O conceito é: “Fica aí atendendo toda essa gente, já que não podemos te demitir”.
Os “chefes” ou “gerentes” normalmente “não precisam ou não tem tempo para cursos, palestras e treinamentos de atendimento ou que falem de clientes. Para os chefes, quem precisa atender o cliente é quem está na linha de frente e fim. Ou seja, nada de exemplo! Que engano.
Já vi ideias maravilhosas serem desvalorizadas por terem sido geradas por funcionários sem cargo algum, mas com uma enorme vontade de recriar, de fazer acontecer. Já tive nos meus idos tempos, ideias “roubadas” por superiores e mesmo consultores externos, porque naquele momento o meu cargo era “insignificante”. E com um ambiente destes, quem vai querer contribuir com boas e novas ideias? Ah, vão para a gaveta.
Ideias assim ameaçam chefes inseguros que escondem sua incompetência com a sujeira debaixo do tapete e preferem treinamentos “empacotados e sem emoção”. Não entendem que mais do que simplesmente treinar é preciso educar. A maneira como as pessoas estão desempenhando o seu papel como seres humanos dentro das empresas precisa ser repensada para que o crescimento seja no mínimo, saudável para todos e promova o desenvolvimento, afinal, vivemos de resultados.
E resultados vem com oportunidades. E estas vem com exemplos, foco e equipe.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.