O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Maringá esperava cerca de 7 mil novos eleitores este ano, mas o número ultrapassou a estimativa. Dados apontam que foram 9 mil títulos de eleitores tirados para as eleições que vão acontecer dia dois de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (caso haja segundo turno). Em Maringá, de acordo com o analista judiciário do Fórum Eleitoral, Julian Oscar Nascimento, serão 294 mil votantes. O eleitorado subiu 5,45% em comparação com as eleições de 2020, que teve 279 mil eleitores aptos.
Todavia, como já aconteceu em anos anteriores, o analista diz que nem todos vão para as urnas. Maringá deverá contabilizar cerca de 250 mil votos e, pelo menos, 20% de ausentes. Seguindo esse crescimento de eleitores também aparece a cidade de Sarandi com 7,1%. Já outros municípios registraram redução, como Nova Esperança (- 14,15%), Astorga (- 12,95%) e Marialva (- 11,10%). As eleições de 2022 vão eleger deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da república.
Maringá possui 935 seções eleitorais e para o trabalho serão convocados 3.740 mesários; serão 130 locais de votação. Além dos mesários, o serviço também será desempenhado com o auxílio de mais de 500 pessoas na equipe de administração de prédio. Facilmente o número de pessoas que auxiliarão a Justiça Eleitoral de Maringá chegará a 4.500 pessoas nestas eleições.
“Este é o momento apropriado para quem gostaria de trabalhar como mesário nas próximas eleições se inscrever. Quem já o fez este ano não precisa fazer novamente. Todas as solicitações feitas pela internet são recebidas e guardadas. O site para o eleitor solicitar sua inscrição como mesário voluntário é o do TRE do Paraná: tre-pr.jus.br. Os que participarem com alguma função nas Eleições tem as vantagens de dois dias de folga do serviço para cada dia à disposição da Justiça Eleitoral; horas de atividade extracurricular, para cada turno nas eleições, a ser enviado para a faculdade; liberação da taxa de matrícula em diversos concursos públicos; e auxílio-alimentação no dia do pleito”, informou Oscar.
A partir do dia 15 de julho, até 18 de agosto, o Fórum Eleitoral vai atender a solicitação do voto em trânsito. Quando o eleitor que não estiver no local de votação, mas em uma cidade com 100 mil eleitores, poderá alterar o lugar de votar no primeiro ou segundo turno. Se o município for no estado do Paraná, o eleitor consegue votar em todos os candidatos, porque na urna disponibilizada, só estarão os candidatos do Estado e para presidente da república.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução