No dia 15 de junho, com palestra realizada pela Professora Doutora, advogada e diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEM, Gisele Mendes, será apresentado o Comitê Gestor do Movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Maringá para o biênio 2022-2023. Gisele vai falar sobre Igualdade de Gênero e Redução das desigualdades no evento que será realizado na Associação Cocamar, às 8h30. Para participar basta fazer inscrição pelo sympla.com.br. ou no local do encontro.
O Comitê Gestor coordenado pela administradora Sabrina Ambrósio do Instituto Cocamar atua no fortalecimento das parcerias institucionais tanto de empresas como entidades da sociedade civil para o alcance dos ODS. Segundo a coordenadora, o núcleo em Maringá tem como propósito articular e mobilizar ações em prol dos ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.
Especificamente em Maringá, o Movimento ODS atua em três frentes: meio ambiente, educação e igualdade. Meio ambiente engloba os ODS 6, 7, 11 e 14; Educação, 4; e Igualdade, os 5 e 10. Além de palestras e cursos, os participantes atuam para desenvolver práticas em suas organizações que contribuam para o alcance da melhoria da qualidade de vida da população; contribuem nas atividades tanto organizadas pelo governo municipal como pelo próprio Movimento; e buscam levar para a sociedade, as iniciativas tanto na área ambiental como social.
Para Sabrina Ambrósio, coordenadora do movimento em Maringá, a união entre as empresas e as entidades da sociedade civil com seus conhecimentos e experiências contribuem para alavancar o alcance dos objetivos em na Cidade. A rede conta com mais de 250 empresas e entidades participantes que tem em comum a missão de contribuir para a qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
Conheça quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU englobam diferentes temas, sejam de aspectos ambientais ou sociais. São eles:
ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Redação
Foto – Reprodução