O informe semanal da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apontou que Maringá chegou a 3.993 casos positivos de dengue no período epidemiológico que começou em agosto do ano passado e termina no próximo mês. Em sete dias foram 798 novos casos confirmados da doença. Além disso, a secretaria investiga 563 suspeitas de dengue no município. O boletim epidemiológico também mostrou que foram mais 10 mortes em uma semana.
As mortes informadas são de três mulheres e sete homens, com idades entre 28 e 93 anos. Óbitos ocorreram entre sete e 11 de maio deste ano nos municípios de Pato Branco, Verê, Medianeira, Umuarama, Arapongas, Cambé e Ribeirão do Pinhal. Somente em Umuarama foram duas mortes confirmadas. No Paraná são 96.956 casos de dengue e 51 óbitos no total.
Para diminuir a propagação da doença por meio do mosquito Aedes aegypti, o Poder Público continua com o trabalho dos agentes de saúde nas casas, além da aplicação do Fumacê em regiões com mais casos ativos. Arrastões estão sendo programados para o recolhimento de entulhos e outros objetos que podem se tornar criadouros. A população deve continuar fazendo sua parte com a limpeza dos quintais de forma frequente.
A Sesa sempre reforça que a transmissão ocorre apenas através da picada do mosquito infectado. Muitos criadouros estão nas residências, por isso cabe a cadaccidadão limpar os quintais para que não tenham objetos acumulando água. Os
principais sintomas da doença são: febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Casos mais graves apresentam quadro de dor abdominal intensa, vômito persistente, tontura (hipotensão), diminuição do volume urinário e muito cansaço.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.