Pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram as primeiras doses da Janssen contra a Covid-19, já podem tomar a terceira dose do imunizante. Em Maringá foram quase 10 mil pessoas vacinadas com o imunizante. A última recomendação do Ministério da Saúde era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação. Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
No início da imunização contra o novo coronavírus os imunizantes da Pfizer ou AstraZeneca eram aplicados em duas doses e a Janssen apenas uma. Mas com as variantes, a vacina da Johnson & Johnson também recebeu reforço. Além disso, Maringá voltou a aplicar a quarta dose para quem tem 40 anos ou mais. O estoque próprio do município havia acabado, mas um novo lote chegou com quase 40 mil doses para a 15ª Regional de Saúde. Os imunizantes foram distribuídos e a imunização foi retomada.
A recomendação do Ministério da Saúde é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Com a inclusão dessa faixa etária, aproximadamente 9 milhões de pessoas deverão se vacinar. Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Até agora, mais de 6,6 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço ou quarta dose contra a Covid-19.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução