Início Maringá Maringá registra falta de Tamiflu na rede pública de saúde

Maringá registra falta de Tamiflu na rede pública de saúde

O Tamiflu é um remédio vendido ou fornecido sob receita médica. Além de ser indicado para o alívio dos sintomas da gripe, também é usado para o tratamento de casos mais graves principalmente em grupos de risco. Nos últimos dias, cidades do Paraná registraram a falta do medicamento nas redes públicas e particulares de saúde. O número de pacientes com sintomas de gripe aumentou e, em alguns casos, o Tamiflu é receitado para reduzir o tempo de internamento e, principalmente, a mortalidade.

Em Maringá foi registrada a falta do Tamiflu na concentração de 45 miligramas. A Secretaria Municipal de Saúde disse que solicitou reposição do estoque em todas as concentrações do medicamento e que aguarda retorno. Lembrando que o remédio é fornecido pelo Governo do Estado para as prefeituras. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) afirmou que o medicamento é distribuído pelo Ministério da Saúde e está sendo enviado de forma parcelada por conta do atraso na produção. Fabricantes disseram passar por falta de insumos. A previsão é de que em julho a situação seja regularizada.

Por sua vez, o Ministério da Saúde informou que trabalha em conjunto com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conselhos municipais e estaduais de saúde e representantes das indústrias farmacêuticas. As frentes estão analisando as causas da falta e a maneira mais correta para articular ações emergenciais. Ressaltou ainda que a rede particular de saúde, principalmente nas farmácias privadas, também houve registro de aumento na procura e, muitas empresas paranaenses precisaram repor o estoque.

A situação é preocupante, segundo os profissionais de saúde, porque alguns grupos de risco podem ter desfechos desfavoráveis se não utilizarem o medicamento. Dentre as cidades do Paraná com queda no estoque público do medicamento estão Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranavaí e Maringá. Em Foz do Iguaçu, a secretaria municipal informou que está faltando o Tamiflu de 30 e 45 miligramas desde fevereiro. Somente o comprimido de 75 miligrama está com abastecimento normal.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: