A portaria nº 66 determinou o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), em decorrência da pandemia de coronavírus, e aprova a retomada das atividades de odontologia na atenção básica em Maringá. O documento, publicado em Diário Oficial esta semana, informa que devem ser agendados seis pacientes por período com prioridade para gestantes e pessoas que estavam em tratamento antes da pandemia.
A orientação é que os trabalhadores da saúde utilizem equipamentos de segurança sanitária e sigam recomendações em relação ao uso de adornos e vestimentas, assim como a higienização constante do ambiente. Os pacientes devem utilizar máscara de proteção em sala de espera. Outra determinação é que as atividades em grupo, como escovação dental supervisionada e visita domiciliar, devem ser retomadas de forma gradual com até oito visitas domiciliares por mês.
Ainda de acordo com a Portaria, os casos de urgência e emergência não terão restrição de número de atendimento. A capacidade será de acordo com a estrutura do Unidade Básica de Saúde (UBS).
Victor Cardoso
Foto – Reprodução