O Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apontou que o Paraná tem 110.120 diagnósticos de dengue e 30.996 casos em investigação. Até o momento, foram 65 mortes pela doença no Paraná. O informe epidemiológico mostrou que foram seis novas mortes no Estado, uma delas em Maringá. Os novos óbitos ocorreram entre os dias dois de maio e primeiro de junho. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 48 e 87 anos; três tinham comorbidades.
As outras mortes foram nas cidades de Rolândia, Ibiporã, São Jorge do Ivaí e duas vítimas em Cascavel. O período epidemiológico analisado começou em agosto de 2021 e continua até o próximo mês. Ao todo, 384 municípios apresentaram notificações da doença e 353 têm casos confirmados. Já são 229.084 notificações para a dengue. Até o momento, o Paraná registrou 22 casos confirmados de Chikungunya e nenhum de Zika vírus.
O período epidemiológico se aproxima no final, mas os números de casos continuam crescendo e os cuidados devem continuar. A Sesa reforça que a transmissão ocorre apenas através da picada do mosquito infectado. Muitos criadouros estão nas residências, por isso cabe a cada cidadão limpar os quintais para que não tenham objetos acumulando água. Os principais sintomas da doença são: febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Casos mais graves apresentam quadro de dor abdominal intensa, vômito persistente, tontura (hipotensão), diminuição do volume.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução