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Sainz conquista sua primeira vitória na F1

Carlos Sainz conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em um GP da Inglaterra memorável que mostrou o positivo e o negativo da categoria.

O piloto da Ferrari ultrapassou seu companheiro de equipe Charles Leclerc após um safety car no final para chegar à frente de Sergio Perez, que se recuperou dos danos sofridos na asa dianteira no começo da prova para terminar em segundo.

Lewis Hamilton foi o terceiro pela segunda corrida consecutiva depois de uma fantástica batalha entre cinco carros pelo último degrau do pódio.

O líder do campeonato Max Verstappen teve uma péssima tarde, tendo sofrido danos aerodinâmicos e chegando apenas em sétimo.

Entretanto, o evento começou sob uma nuvem negra devido a um acidente assustador envolvendo vários carros na primeira volta que provocou uma bandeira vermelha.

Zhou Guanyu capotou após um toque com George Russell e se arrastou de cabeça para baixo pela caixa de brita da Abbey antes de ser lançado na cerca de proteção.

O piloto da Alfa Romeo não sofreu nenhuma fratura, e foi confirmado que ele estava consciente e conversando no centro médico.

Porém, Alex Albon – outro envolvido no acidente – foi transferido de helicóptero para o hospital de Coventry para exames adicionais.

Verstappen havia assumido a liderança com uma largada perfeita antes da bandeira vermelha, e com a prova sendo suspensa antes de todos os carros cruzarem a segunda linha do safety car, a relargada teve o grid original.

Desta vez, Sainz foi agressivo e espremeu o rival da Red Bull contra o muro dos pits, mantendo a ponta.

Enquanto isso, Perez e Leclerc brigavam; um toque na curva 3 danificou ambos os carros e o mexicano foi forçado a fazer um pit-stop na sexta volta, caindo para 16º.

Sainz se manteve em primeiro até a volta 10, quando uma escapada de traseira o fez perder o traçado na Becketts.

Verstappen passou tranquilamente, mas o holandês entrou nos pits com uma suspeita de pneu furado apenas duas voltas depois, não antes de ser superado por Sainz para delírio do público.

Logo ficou claro que não havia nenhum furo, e depois de insistir que o carro estava “100% quebrado”, a Red Bull confirmou que havia danos na traseira do RB18.

Retornando à pista em sexto, Verstappen estava mais lento que Fernando Alonso à sua frente e não conseguiu nenhum progresso.

Uma troca para pneus duros não deixou o holandês satisfeito. Ele continuou reclamando de falta de aderência na dianteira e problemas na traseira.

Com Verstappen fora da disputa, Sainz ficou à frente do companheiro Leclerc. O monegasco começou a pedir uma troca de posição para sua equipe a fim de aumentar o ritmo.

A situação se complicou por causa do forte ritmo de Hamilton com pneus médios, cravando voltas mais rápidas sucessivas.

Leclerc teve pista livre quando Sainz parou na 20ª volta e retornou em terceiro com pneus duros à frente de Lando Norris. O pit-stop da Ferrari também cobriu a ameaça de undercut da Mercedes.

Após sua parada, Leclerc era o mais rápido da pista com seus pneus duros, mas a Ferrari disse a ambos os pilotos que eles estavam liberados para lutar.

Sainz foi informado que precisava virar 1m32s para evitar uma troca de posição, mas quando ficou claro que isso não era possível, ele deixou Leclerc passar na Reta Wellington.

Hamilton seguiu na pista com seus pneus médios colocados durante a bandeira vermelha, estendendo seu stint em nove voltas em relação a Leclerc.

A Mercedes colocou pneus duros, mas a parada de 4.3s o deixou atrás de ambas as Ferraris. O aquecimento dos pneus foi outro obstáculo e o fez perder mais um segundo, ficando mais de 4s atrás de Sainz.

Quando Esteban Ocon parou na entrada da Copse e o safety car entrou, Leclerc permaneceu na pista, enquanto Sainz e Hamilton trocaram para pneus macios.

Outro fator a ser levado em conta foi o incrível progresso de Perez depois de sua parada inicial. Ele tirou vantagem do safety car para se colocar na disputa pela vitória.

O safety car liberou o pelotão para um sprint de 10 voltas até a bandeira quadriculada e a ação se intensificou imediatamente.

Hamilton foi atacado e ultrapassado por Perez. Na frente, a maior aderência de Sainz com os macios lhe permitiu empurrar Leclerc para fora na Aintree. Os dois contornaram a Brooklands lado a lado, mas Sainz saiu na liderança.

Hamilton não se contentou com a quarta colocação e partiu para cima de Perez, ficando lado a lado com a Red Bull da saída da Luffield até a Copse.

Quando o DRS foi liberado, Sainz já tinha uma certa vantagem, mas uma fila de carros se formou atrás de Leclerc, com Alonso e Norris também entrando na batalha pelo pódio.

Na 45ª volta, Perez atacou Leclerc na Stowe e os dois fizeram a Vale lado a lado. A briga fez ambos perderem o traçado na Club, e Hamilton fez uma ultrapassagem dupla para ficar em segundo.

Perez reagiu imediatamente e empurrou Hamilton para fora na Village. Em seguida, o britânico também foi empurrado por Leclerc na Luffield.

Restando seis voltas, Hamilton tentou dar o troco em Leclerc, mas não conseguiu passar na última curva. Na passagem seguinte, ele fez uma incrível manobra por fora na Luffield, mas Leclerc retomou a posição de maneira impressionante por fora na Copse.

Hamilton finalmente levou a melhor na Stowe, deixando a Ferrari pressionada por Alonso. Leclerc se segurou em quarto, mas a ação não parou por aí.

Verstappen foi intensamente pressionado por Mick Schumacher nas últimas três voltas. O resultado deu ao alemão da Haas seus primeiros pontos na F1.

Sebastian Vettel celebrou seu aniversário com uma chegada na zona de pontuação em nono, com Kevin Magnussen garantido ambos os carros da Haas entre os 10 primeiros.

Foto – F1



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