Início Destaques do Dia Maringá ainda não tem os 3.740 mesários necessários para as eleições

Maringá ainda não tem os 3.740 mesários necessários para as eleições

O Fórum Eleitoral de Maringá vai precisar de 3.740 mesários voluntários e para chegar a esse número continua convocando eleitores que desejam participar das eleições este ano. O analista judiciário, Julian Oscar, explica que a Justiça Eleitoral faz a convocação, mas a pessoa que tem interesse deve ir até o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná o quanto antes. O município tem 935 seções eleitorais e 130 locais de votação; são quase 295 eleitores na Cidade.

“Este é o momento apropriado para quem gostaria de trabalhar como mesário nas

próximas eleições se inscrever. Quem já o fez este ano não precisa fazer novamente. Todas as solicitações feitas pela internet são recebidas e guardadas. O site para o eleitor solicitar a inscrição como mesário voluntário é o do TRE do Paraná: tre-pr.jus.br. Do lado direito da página está em destaque a questão do mesário voluntário, e aí ela vai preencher os dados dela, nome de pai, mãe, e-mail, telefone, endereço, e isso chega para o e-mail do cartório, que vai selecionar essa pessoa se tiver disponibilidade de vaga na escola que ela vota”, explicou Oscar.

Ele informou ainda que os participantes em alguma função nas Eleições têm as vantagens de dois dias de folga do serviço para cada dia à disposição da Justiça Eleitoral; horas de atividade extracurricular, para cada turno nas eleições, a ser enviado para a faculdade; liberação da taxa de matrícula em diversos concursos públicos; e auxílio-alimentação no dia do pleito.

“O eleitor tem uma falsa impressão de que trabalhar nas eleições é algo ruim, mas é um domingo diferente, gratificante e cheio de histórias para contar. Sem contar que está fazendo parte da história do País. Esse ano as eleições serão realizadas no dia dois de outubro. Caso haja segundo turno, será no dia 30 de outubro”, concluiu o analista.

A partir do dia 15 de julho, até 18 de agosto, o Fórum Eleitoral vai atender à solicitação de voto em trânsito. Quando o eleitor que não estiver no local de votação, mas em uma cidade com 100 mil eleitores, poderá alterar o lugar de votar no primeiro ou segundo turno. Se o município for no estado do Paraná, o eleitor consegue votar em todos os candidatos, porque na urna disponibilizada, só estarão os candidatos do Estado e para presidente da república.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: