A Mostra de Música Cidade Canção (Femucic) chega a 43 a edição em 2022. O evento realizado pelo Sesc-PR começa nesta quinta-feira, 14, e vai até sábado, 16 de julho, reunindo cantores, intérpretes, instrumentistas e compositores de todo o Brasil. As apresentações serão sempre a partir das 20 horas no Teatro Marista. O objetivo é difundir a música brasileira e a riqueza de estilos e ritmos, valorizando os compositores e músicos que muitas vezes não são contemplados pela mídia.
A organização do evento resume o Femucic como uma oportunidade de apresentação e divulgação de artistas, de intercâmbio entre artistas e produtores, de apreciação musical pelo público e “auxilia na construção de um rico mapeamento de profissionais envolvidos no cenário musical brasileiro, garantindo uma programação musical que estimula trocas culturais entre diferentes formas musicais, além de proporcionar bem-estar social e aprendizado musical”.
“As músicas selecionadas são língua portuguesa ou em idiomas indígenas, e não foram apresentadas no Femucic em edições anteriores. Os trabalhos inscritos passaram por avaliação em conceito, qualidade e execução das obras, formato, linguagem, relevância artística, singularidade e inovação por uma comissão. Os profissionais que escolhem são especialistas em música”, explicou o técnico de atividades do Sesc Maringá, Erico Bondezan.
Na lista de artistas que apresentarão no Femucic 2022 tem: Fernando Deddos, Josué Lopez, Uiliam Michelon Quarteto, O Bardo e o Banjo, Maraka Trio, Ricardo Vieira, Rapuso, Marcia Cherubin, Banda Lado Brasil, John Muller e Mazin Silva, Banda Astroxé, Coro de Cor, Felipe Bedetti, Fernando Festim e Trupe Pé na Tába e João Bidi, Robson Silvestrini, Vinícius Paes e Grupo. A apresentação de encerramento será com a banda afrofuturistica Tuyo.
Durante os dias de evento, acontecem atrações paralelas em outros espaços da Cidade. Os projetos ‘Femucic nas Escolas’ e ‘Femucic nas Empresas’ levam apresentações musicais a escolas da rede pública de ensino e em empresas do comércio de bens, serviços e turismo. No período também serão promovidas Oficinas de Música com profissionais selecionados no edital, que levarão ações formativas a músicos e estudantes de música de Maringá e região.
O técnico de atividades lembrou que os trabalhos selecionados recebem remuneração de acordo com o número de músicas que foram escolhidas e com a distância da cidade de residência do artista até Maringá. Os valores das remunerações variam de R$ 2.520 a R$ 10.900.
Victor Cardoso
Foto – DIV