“Minha pátria é a língua portuguesa”. (Fernando Pessoa)
NEUTRA
Está tramitando um projeto de lei, na Assembleia Legislativa do Paraná, que proíbe a adoção da linguagem neutra nas escolas públicas do Estado. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Educação e em breve irá para votação pelos deputados.
RACHA
Está chegando a hora dos partidos dividirem o dinheiro do fundo partidário. Em reportagem da Folha de São Paulo foi divulgado que o PT dará prioridade à eleição presidencial, aos deputados, aos senadores e aos governadores com chances reais. Mesmo sendo muito dinheiro, na hora do racha a briga é grande.
PROPORÇÃO
A situação do ex-governador Requião, do PT, não é nada boa na previsão de receber o dinheiro do fundo partidário. A visão dos bastidores é de que a chance é muito pequena, e então a verba será proporcionalmente pequena.
PEDÁGIO
E durante a campanha, Requião nem terá o pedágio para dizer que vai baixar ou acabar com ele. O pedágio vai fazer falta.
EXEMPLO
O vereador de Curitiba que está na fase do cassa e “descassa” agora foi flagrado usando o carro da Câmara para atividade particular. Em Maringá já faz tempo que acabou este problema de uso de veículo oficial e também das diárias. Nossa casa de leis é exemplo para o país na redução de privilégios e aumento de economia.
PISTA
E a pista emborrachada do Parque do Ingá, que foi levada pela chuva, está sendo consertada. O conserto está sendo feito com asfalto mesmo. Mas poderiam, pelo menos, usar o “asfalto ecológico”, que tem como uma das matéria primas a borracha.
APROVADA
E foi aprovada a PEC dos benefícios, da bondade, kamikaze, eleitoreira e muitos outros nomes que estão dando para ela. Agora a especulação é saber se dará tempo para surtir efeitos e se o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 vai se transformar em votos. A situação pensa que sim, e a oposição jura que não.
FÉRIAS
Depois do esforço para aprovar a PEC dos benefícios, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deu início ao recesso parlamentar. Os deputados só voltam aos trabalhos em agosto.
CONVOCAÇÕES
Já começaram as convocações, pelas redes sociais, para participação aos atos cívicos que acontecerão no dia 07/09 em todo o país. Pela expectativa e movimentação vão faltar bandeiras do Brasil e camisetas verde e amarela.
CHEGOU
Infelizmente apareceu o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos em Maringá. A área da Saúde já isolou o paciente suspeito e observa a evolução dos sintomas para confirmar ou descartar a doença. No Brasil, aumenta a cada dia os casos confirmados do novo vírus.
TREINAMENTO
Para conter o avanço de casos, que é transmitido pelo contato físico, a Secretaria de Saúde de Maringá já capacitou mais de 200 profissionais da saúde para a detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos (monkeypox). Lembrando que os coitados dos macacos não tem nada com esse vírus, não são os transmissores e entraram de gaiato nessa história.