Início Destaques do Dia Fiscalização do Procon notifica farmácias por irregularidades

Fiscalização do Procon notifica farmácias por irregularidades

A fiscalização do Procon de Maringá percorreu diversas farmácias da Cidade, de todas as redes, para verificar denúncias de consumidores quanto a precificação dos produtos e promoções nesses estabelecimentos. Durante a operação, os fiscais identificaram, por exemplo, etiquetas com até quatro preços diferentes para um mesmo produto: valor à vista, parcelado, para compras online até para clientes que possuem cartão fidelidade. Nove farmácias foram notificadas para se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Ficou claro que há confusão preços que as pessoas não entendem. Além de valores das formas diferentes de pagamento tem as promoções de levar três e pagar dois, por exemplo. Todas as reclamações estão na grande maioria das redes. Então fizemos uma constatação explicando o que precisa ser melhorado e corrigido. Também estabelecemos alguns parâmetros para a precificação de alguns produtos; a forma correta de apresentar nas etiquetas. Deve haver clareza, objetividade e precisão, o consumidor precisa olhar e entender, não pode ser enganado”, disse Patrícia Parra, coordenadora do Procon de Maringá.

Patrícia informou ainda que foram verificadas situações onde o estabelecimento anuncia o preço do produto unitário e em pack, no entanto, não disponibiliza o produto unitário e o cliente acaba sendo induzido a comprar mais unidades. Em outro local houve diferença no tamanho da fonte nas etiquetas dos preços das mercadorias. O preço à vista é colocado em letras e números maiores e o preço a prazo em tamanho menor.

A operação de fiscalização nas farmácias vai continuar com o objetivo de verificar e resolver os problemas. A orientação é que os gerentes e proprietários dos estabelecimentos mantenham um padrão no tamanho das fontes nos materiais de divulgação. Para os consumidores, sempre que perceberem a confusão na precificação ou forem lesados, devem entrar em contato com o Procon de Maringá por meio do número (44) 98402-0433 ou e-mail procon@maringa.pr.gov.br.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: