Início Colunistas A preocupação não paga a conta de ninguém

A preocupação não paga a conta de ninguém

Algumas pessoas são viciadas em preocupação e com isso só adquirem  ansiedade e, muitas vezes, depressão.

Quem vive constantemente em estado de preocupação não conhece a palavra “paz”. E certamente a preocupação jamais torna qualquer coisa melhor.

O ponto principal rapidamente entendido, ao ler o livro de Mateus na Escritura Sagrada, o primeiro evangelho, é que a preocupação é inútil e não realiza nada de bom. Lá está registrado a pergunta: Por que andeis ansiosos? E responde: Se Deus veste a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, quanto mais vestirá a vós outros, homens e mulheres de pequena fé?

Na realidade, muita gente confunde preocupação com planejamento e objetivos de vida. Afinal, Deus nos proporciona conhecimento para lutarmos por nossas vitórias e sonhos.

Mas daí, gastar com preocupação e ansiedade, tentando saber como será o dia de amanhã, já é outra coisa. E, infelizmente, muito poucas pessoas aprendem a viver cada dia em sua plenitude.

Certa vez, pediram a dois artistas para que pintassem quadros da paz da maneira como eles a percebiam. Um pintou um lago parado, calmo, bem atrás das montanhas. O outro pintou uma cachoeira impetuosa e espumejante sobre  a qual se inclinava uma árvore com um pássaro repousando em um ninho de um de seus galhos.

Qual dessas pinturas retrata verdadeiramente a paz? A segunda, porque não há paz sem oposição. O primeiro representa a estagnação. Pode até representar algo parecido com a paz, mas não o DESCANSO DE DEUS.

Afinal, não se preocupar é também confirmar uma vida com todo tipo de oportunidades e mesmo adversidades que temos diariamente.

Vou ser honesto com você e não negativo. Se você está esperando não ter nada com que se preocupar para parar de se preocupar, então, provavelmente eu devesse lhe dizer que você terá de esperar um longo tempo, porque esse tempo pode JAMAIS chegar.

Mas como disse o Rei Davi: “Confia no Senhor e faze o bem, habite na terra e

alimente-se da verdade”.

A motivação e nossas atitudes devem ser ferramentas da fé, pois a fé é conteúdo, é Graça de Deus. Mas Ele nos deu a capacidade de pensar, de agir, de sonhar e são essas ferramentas que Deus, nos usando como seus instrumentos nos permitem como seres humanos levar a mensagem da vida.

O importante na luta diária com os problemas não consiste em perguntar por que coisas ruins nos acontecem. Em vez disso devemos perguntar: O que podemos aprender com essa situação? Neste caso não diga por que, diga o que. O que interessa não é porque você está lutando ou enfrentando momentos difíceis, mas sim o que pode aprender com o processo que promoverá seu melhor resultado.

Se você continuar dizendo que as coisas vão terminar mal, terá uma boa chance de acabar como profeta. O pessimismo pode, no mínimo, ser prejudicial e no máximo, fatal.

Muitas pessoas são felizes e não sabem disso. Tem a graça da vida, da fé e ficam procurando o céu na terra como apregoam algumas religiões em verdadeiros shows.

Para dar um exemplo figurado, vou recorrer a memória de alguém reconhecido na história do nosso país, Olavo Bilac(1865-1918) , que registra o seguinte fato: O dono de um pequeno comércio, amigo do poeta, abordou-o na rua e lhe disse: “senhor Bilac, preciso vender meu sítio, aquele que o senhor conhece tão bem. Será que poderia redigir um anúncio para o jornal?”

Bilac apanhou o papel e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranquila das tardes na varanda”.

Meses depois Bilac voltou a encontrar o homem, estavam numa padaria e lhe perguntou se havia vendido o sítio e este respondeu: “Nem pensei mais nisso! Quando li o anúncio percebi a maravilha que tinha. Às vezes desprezamos as coisas boas que possuímos e vamos atrás da miragem de falsos tesouros”.

Será que não agimos assim cotidianamente com a nossa fé? Pensando sobre tudo isso, olho para trás e vejo quanta coisa errada fiz.  Quantas coisas maravilhosas que tínhamos e jogamos fora. Todos nós somos assim. Mas o tempo não volta. Então tenho que usar o tempo com sabedoria. Afinal, nem eu nem você passaremos por esse caminho outra vez. Seu tempo é seu mesmo e é agora.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: