Início Destaques do Dia ‘Dia D’ de vacinação contra Covid-19 e gripe será neste sábado

‘Dia D’ de vacinação contra Covid-19 e gripe será neste sábado

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Iguaçu e Quebec vão ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 e a gripe promovendo o ‘Dia D’ de vacinação. A ação, por meio da Secretaria de Saúde, será das oito às 22 horas. Para se vacinar é necessário apresentar carteira de vacinação e documento pessoal com foto. Não é preciso agendar horário nos postos de saúde.

Os profissionais explicam que é possível receber os dois imunizantes no mesmo dia. Somente crianças de cinco a 11 anos precisam aguardar um intervalo de 15 dias entre as doses de Covid-19 e gripe. O secretário de Saúde, Clovis Augusto de Melo, reforçou que a vacina contra gripe está disponível para pessoas acima dos seis meses de vida. Ressaltou ainda que “o objetivo da ação é ampliar o acesso às vacinas e estimular a população, garantindo a oportunidade de vacinação principalmente à população que não pode comparecer às UBSs em dias de semana, por conta do trabalho.

Nesta quinta-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Maringá inicia a aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 para pessoas acima de 35 anos.

QUARTA DOSE

Desde ontem, a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 35 anos. Quem tiver nessa faixa etária e já tomou a terceira dose, ou primeira dose de reforço da vacina, a mais de quatro meses pode completar o quadro de imunização. Para tomar a dose é necessário levar documentos pessoais com foto e carteira de vacinação.

“A nova faixa etária será vacinada com a dose de reforço e todas as informações serão colocadas no site da Prefeitura. A princípio queremos que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofereçam a imunização, mas a lista completa dos postos estará na página do município. Tem vacina suficiente da Pfizer e devem chegar novas remessas na próxima semana para ampliar ainda mais esse serviço”, explicou o secretário de Saúde, Clovis Augusto de Melo.

Na próxima semana há expectativa de começar a vacinação de crianças entre três e cinco anos contra Covid-19. Processo autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Ministério da Saúde encaminhou ao Paraná a Nota Técnica Nº 213/2022 orientando o processo de vacinação para esse público com o imunizante Coronavac/Butantan. De acordo com o documento, é recomendado que o início da vacinação aconteça de forma gradual para todas as crianças, iniciando pelas imunocomprometidas, seguida pela imunização de maneira decrescente.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: