Início Maringá UEM é a 45ª melhor universidade da América Latina, aponta ranking

UEM é a 45ª melhor universidade da América Latina, aponta ranking

O ranking The Latin American 2022 apontou a Universidade Estadual de Maringá (UEM) como a 45ª melhor universidade da América Latina e a 26ª melhor do Brasil. Os dados enviados pelas instituições participantes foram analisados pela Times Higher Education (THE) para a América Latina. Em relação a UEM houve uma melhora na nota geral, impulsionada principalmente pela pesquisa, que subiu 13,7% em relação à avaliação de 2021. Outra nota que teve acréscimo foi no critério associado ao impacto e qualidade das publicações.

A avaliação também conta com indicadores quantitativos, como quantidade de artigos científicos publicados nas bases indexadas. São utilizadas tabelas de desempenho global para avaliação de universidades em pesquisa intensas nas missões: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. A avaliação em 2022 incluiu 197 Instituições de Ensino Superior, 20 a mais do que no ano passado.

A Times Higher Education explica que os indicadores de desempenho estão agrupados em cinco áreas: ensino (o ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, receita e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (funcionários, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).

“O Latin America University Rankings usa indicadores de desempenho para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, por meio de estudantes, acadêmicos, líderes universitários, indústria e até governos, mas as ponderações são especialmente reanalisadas para refletirem as características das universidades de economias emergentes”, explicou a organização da pesquisa.

Entre as universidades brasileiras melhores avaliadas aparecem também a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No Paraná, a UEM é a primeira entre as universidades estaduais.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: