Nesta quarta-feira, 27, a Secretaria de Saúde de Maringá começa a aplicar a 4ª dose contra Covid-19 para pessoas com 25 anos ou mais, que já tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses. Para ser imunizado em mais uma etapa, é necessário apresentar carteira de vacinação e documento pessoal com foto em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra o novo coronavírus. A intenção da Saúde é continuar avançando e diminuindo a faixa etária para novos grupos nos próximos dias.
“Queremos que a população maringaense fique segura e protegida. Temos condições de atender essa nova faixa etária que é formada pela população geral de 25 anos ou mais; trabalhadores de saúde e de limpeza urbana de qualquer idade; e pessoas de idades mais avançadas que receberam a primeira dose de reforço e já podem receber a segunda dose”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Melo.
A vacinação vai acontecer das 8h30 às 12 horas na UBS Vila Esperança e UBS Paris; 8h30 às 16 horas, UBS Floriano, Paraíso, Portal das Torres e Vila Operária; nove às 16 horas na UBS Universo, Olímpico, Aclimação, Alvorada I, Alvorada III, Céu Azul, Cidade Alta, Grevíleas, Império do Sol, Industrial, Internorte, Morangueira, Parigot de Souza, São Silvestre, Vila Vardelina, Zona 6 e UBS Guaiapó-Requião; entre nove e 12 horas e das 13h30 às 16 horas doses aplicadas na UBS Ney Braga; entre nove e 17 horas, UBS Pinheiros, Iguaçu, Iguatemi, Mandacaru e Policlínica Zona Sul; na UBS Quebec a vacinação é das nove às 18 horas; e das 11 às 16 horas na UBS Piatã.
A vacinação contra a gripe também continua no município, sendo aplicada em pessoas acima de seis meses de vida. É possível receber os dois imunizantes no mesmo dia. Somente crianças de três a 11 anos precisam aguardar 15 dias de intervalo entre as duas doses. Além disso, crianças de três e quatro anos já estão sendo imunizados com Coronavac, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde.
na última edição do ′Dia D′ de vacinação foram aplicadas mais de 2,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Quebec e Iguaçu. Melo disse que “com horário estendido, o ′Dia D′ visa atender, principalmente, as pessoas que não têm tempo de se vacinar durante a semana.” Reforça que houve a procura e, agora, continuará intensificando as ações para que mais pessoas se vacinem. Maringá já aplicou mais de 1,05 milhão de vacinas contra Covid-19.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução