Início Maringá Semana do Agricultor é instituído por lei em Maringá

Semana do Agricultor é instituído por lei em Maringá

Até o próximo domingo, dia 31, segue a programação da 1ª Semana do Agricultor, promovida pela Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (SeTrab) de Maringá, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). Ao todo serão 20 atividades, incluindo oficinas, seminários, palestras, encontro técnico, feira agrícola, distribuição de mudas de árvores, atividade de campo, shows, jogo de futebol, missa, almoço de integração, entre outras. Durante o evento houve a assinatura de uma lei instituindo, oficialmente, a semana do agricultor.

Na ocasião, a cerimônia contou com a presença de entidades ligadas ao setor, o prefeito em exercício, Edson Scabora e do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara. Por sua vez, o secretário Francisco Favoto explicou que esta é uma amostra do fortalecimento do setor. A força do agro no Paraná e no município. Reforçou que a lei é importante para fortalecer a produção. O assunto foi amplamente discutido, levando em consideração as iniciativas praticadas em outras regiões do Estado.

A Semana do Agricultor tem o objetivo de atualizar os trabalhadores rurais e promover a integração do setor na região. As ações serão realizadas em diferentes locais do município para que a capacitação e celebração chegue ao maior número de pessoas. Na lista de temas que serão abordados até domingo estão: produção de leite, manejo do solo, empório familiar, hortas comunitárias, mulheres no campo, agroecologia, agroindústria, agricultura e saúde e agricultura familiar.

“Essa é uma oportunidade de capacitação e celebração para o agricultor. As ações visam ajudar os trabalhadores e produtores a aumentarem as vendas. Maringá conta com 370 feirantes em 56 feiras realizadas na Cidade. O que mobiliza aproximadamente 3 mil trabalhadores direta e indiretamente. Os dados apontam 600 produtores cadastrados e habilitados a venderem produtos para a merenda escolar. Parte da produção acontece nas hortas comunitárias, que somam 39 em Maringá”, destacou Sami Messias, diretora de Agricultura e Pecuária da SeTrab.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: