Início Destaques do Dia Música, teatro, dança e cinema estão na Virada Cultural de Maringá

Música, teatro, dança e cinema estão na Virada Cultural de Maringá

Virada Cultural é um evento que tem como objetivo promover horas de atividades culturais gratuitas para a população. Em Maringá, a edição de 2022 será neste sábado e domingo estimulando o convívio social através do acesso a diversas formas de arte. Na programação tem apresentações locais e nacionais de teatro, circo, música, dança e cinema. Os espetáculos serão na Praça Salgado Filho, popularmente conhecida com Praça do antigo Aeroporto. Após dois anos sem o evento presencial, os maringaenses e moradores de cidades vizinhas estavam ansiosos.

“A Virada Cultural promove lazer para a população e movimenta a economia local. Mais uma vez Maringá faz história. Além de dois grandes artistas de renome internacional, seguimos com nossa política de descentralização das atividades culturais abrangendo todos os públicos. Com o evento, maringaenses e pessoas da região contribuem com a mobilização de vários segmentos da economia, como hotéis, restaurantes, comércio e outros”, destacou o secretário de Cultura, Victor Simião.

Ele salienta que, com a intenção de valorizar grupos culturais de Maringá e região, haverá apresentações musicais com DJ Don Nattus, DJ Ruba, Rúbia Divino, Comsequência e Pandora nos intervalos dos shows. Atividades para todas as idades serão realizadas pela equipe do Cirqueridum e Cia. Circo Teatro Expressão de Amor. São profissionais capacitados para apresentar dinâmicas divertidas e que trabalham questões motoras importantes.

“O convite para a participação na Virada Cultural veio com grande importância, principalmente no reconhecimento do trabalho que venho fazendo, com a visibilidade que um evento deste porte tem, atraindo pessoas de outras cidades. Já me apresentei em Maringá no Show da Virada e Semana do Hip Hop; será uma grande honra novamente. É incrível ter a oportunidade de estar no mesmo palco que Gal Costa, uma das maiores divas da MPB”, destacou o DJ Don Nattus.

Por sua vez, a cantora regional de afro pop, Rúbia Divino, que vai se apresentar antes da cantora Gal Costa, comentou a importância do evento para o cenário cultural local. Frisou ter muito orgulho de estar no mesmo tempo e espaço que tantos artistas que compõem a programação. Nessa oportunidade ela vai apresentar um show autoral com o disco ′Transborda′, contemplado em 2020 pelo Prêmio Aniceto Matti.

Outro destaque fica por conta das apresentações de dança com os grupos Urban Style Crew e Pé de Laranjeira. Serão mais de 10 ações com artistas maringaenses ao longo dos dois dias de evento. A música é tema da sessão do Cinema a Céu Aberto que apresentará o filme “Bohemian Rhapsody”, escolhido pelos maringaenses em enquete nas redes sociais. O longa, dirigido por Bryan Singer, estreou nos cinemas em 2018 e foi sucesso de bilheteria e vencedor de inúmeras premiações. Rami Malek venceu o Oscar na categoria Melhor Ator pela atuação no filme.

NACIONAIS
Artistas brasileiros de renome internacional compõem o line up da Virada Cultural de Maringá. Com a turnê “As Várias Pontas de Uma Estrela”, a cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB), se apresenta na noite deste sábado, 30. Maria das Graças Penna Burgos nasceu em Salvador, Bahia, em 1945. Na fase “tropicalista”, que absorveu influências do canto rasgado de Janis Joplin e da “psicodelia” de Jimi Hendrix, lançou o primeiro disco solo “Gal Costa” (1969), com as músicas de sucesso até hoje: “Baby”, “Divino Maravilhoso”, “Que Pena” e “Não Identificado”. Em Maringá, o espetáculo que será apresentado comemora os 56 anos de carreira da cantora com clássicos compostos por nomes como Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Tom Jobim.

No domingo, 31, o palco será da banda de heavy metal Sepultura, conhecida por canções como “Roots Bloody Roots”, “Territory”, “Refuse/Resist” e “Arise”. Criada em Minas Gerais, a banda tem como foco o metal e traçou intensa carreira internacional. Para se ter ideia, a banda está em turnê pela Europa e retornou dia 27 de julho. Eles passaram pela Espanha, Alemanha, Grécia, Eslováquia e Áustria. No retorno ao Brasil, eles irão se apresentar em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com contrato publicado no Portal da Transparência do município, o Executivo vai desembolsar R$ 100 mil para o show de 75 minutos do grupo. Já para a apresentação de Gal são R$ 160 mil.

INTERDIÇÕES
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que haverá interdições de vias nas proximidades da Praça do Antigo Aeroporto. Haverá bloqueio nas ruas Ponta Grossa e Apucarana, nos cruzamentos com a Avenida Gastão Vidigal. A Rua Cariovaldo Filho, onde fica a quadra esportiva, também terá interdição. A orientação é que os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres fiquem atentos.
As interdições, sinalizadas e com agentes de trânsito nos locais, começam às 11 horas hoje e amanhã, sendo liberadas após o término das apresentações.

Confira a programação completa da Virada Cultural 2022Sábado – 30/07
• 16 às 21 horas – Cirqueridum – Circo
• 16 horas – 16 Toneladas (DJ Nattus) – Cultura Urbana
• 16h30 – Urban Style Crew – Dança
• 17h30 – 16 Toneladas (DJ Nattus) – Cultura Urbana
• 18 horas – Baque Mulher – Cultura Popular
• 19 horas- 16 Toneladas (DJ Nattus) – Cultura Urbana
• 19h30 – Rubia Divino – Música
• 20h30 – 16 Toneladas (DJ Nattus) – Cultura Urbana
• 21 horas – Gal Costa – Música
• 22h30 – Cinema a Céu Aberto

Domingo – 31/07
• 14h30 – 16 Toneladas (DJ Ruba) – Cultura Urbana
• 15 horas – Cia. Circo Teatro Expressão de Amor – Teatro
• 16 horas – 16 Toneladas (DJ Ruba) – Cultura Urbana
• 16h30 – Pé de Laranjeira – Cultura Popular
• 17h30 – 16 Toneladas (DJ Ruba) – Cultura Urbana
• 18 horas – Comsequência – Música
• 19 horas – 16 Toneladas (DJ Ruba) – Cultura Urbana
• 19h30 – Panndora – Música
• 20h30 – 16 Toneladas (DJ Ruba) – Cultura Urbana
• 21 horas – Sepultura – Música

Victor Cardoso
Foto – DIV

COMPARTILHE: