Início Destaques do Dia Maringá pode perder 26 mil doses de vacina contra Covid-19

Maringá pode perder 26 mil doses de vacina contra Covid-19

A chefe de vacinação da Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde de Maringá, Edlene Goes, informou que 26 mil doses de vacina contra Covid-19 podem vencer essa semana em Maringá. São doses da Pfizer, o imunizante tem validade de no máximo 30 dias e está perto da data limite. A solução para esse caso é que a população se imunize contra o novo coronavírus. Um levantamento da pasta mostrou que cerca de 50 mil pessoas estão aptas para receber a vacina.

“Se trata de pessoas que receberam a terceira dose do imunizante há pelo menos quatro meses. Objetivo é chamar esse público para tomarem a quarta dose. Esse é um dos motivos que o município levou em consideração para ampliar o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Temos 26 mil perto do prazo de validade, mas temos outras doses suficientes para atender toda essa população”, explicou Edlene.

Segundo a Saúde existe a possibilidade de remanejar o lote da Pfizer para outros municípios; porém, a prioridade é imunizar os maringaenses, aplicar em pessoas que já estão aptas para receber. A vacinação contra Covid-19 está baixa na Cidade. Essa semana, até sexta-feira, 12 UBSs vão desempenhar um mutirão com horário estendido até às 20h30. As UBSs são: Alvorada III, Cidade Alta, Grevíleas, Guaiapó-Requião, Império do Sol, Industrial, Mandacaru, Olímpico, Pinheiros, Tuiuti, Zona 7 e Policlínica Zona Sul. As demais continuam aplicando as doses em horário normal de expediente.

“Queremos intensificar a imunização e alertar para a importância de completar o esquema vacinal. A Prefeitura tem realizado ações constantes no combate à pandemia, com uma logística para vacinar toda a população. Acreditamos que esse incentivo vai contribuir com a alta das aplicações. Para se vacinar é necessário apresentar carteira de vacinação e documento pessoal com foto. Continua sendo realizada a vacinação contra a gripe para pessoas acima dos seis meses de vida. Pessoas a partir dos três anos podem tomar as vacinas contra gripe e Covid-19 no mesmo dia. Pelo menos 10 mil crianças de três e quatro anos devem ser vacinadas contra o novo coronavírus no município, mas até o momento a Sala de Vacina registrou menos de 800 doses aplicadas”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Melo.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: