A abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Maringá será nesta quarta-feira, às 14 horas, com café para as participantes, atrações musicais e sorteios de brindes. O evento será no Salão da Obra do Berço, localizado na Avenida Carlos Correa Borges, 325, Zona 5. Gestantes e puérperas são aguardadas para essa atividade. Até sexta-feira, outras ações da Secretaria da Saúde vão acontecer no município. O tema da iniciativa é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.
O mês é conhecido como ‘Agosto Dourado’, simbolizando a luta pelo incentivo à amamentação. Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Em Maringá, durante toda essa semana, o programa ′Mãe-Ingá′ vai promover visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para distribuir ′mamas didáticas′, fornecidas pelo Comitê de Aleitamento Materno. Também serão entregues folders educativos e orientações sobre amamentação. Seguindo a programação, na quinta-feira, o evento segue com palestras destinadas aos enfermeiros e médicos da rede pública e privada. A médica pediatra Clarissa Botura vai falar sobre “Aleitamento materno: os riscos para bebês que não são amamentados”. Começa às 14 horas de forma online. Inscrições pelo e-mail saude_cecaps@maringa.pr.gov.br.
Na sexta-feira, haverá capacitação de profissionais de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre atendimento ambulatorial às gestantes e lactantes. O curso será das oito às 11h30, e das 13h30 às 17 horas. Será no Auditório Santa Casa, com inscrições também pelo e-mail. Para encerrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece, no sábado, às nove horas, o ′Mamaço′. Ação organizada pelo Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU), junto ao Maternati. Será na Praça da Catedral. Objetivo é incentivar, na prática, o aleitamento.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução