A 31ª edição do Festival Nipo-Brasileiro começa neste sábado e vai até dia 15 de agosto na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema). O festival é considerado um dos maiores da cultura japonesa do Brasil e faz parte do calendário oficial de eventos do município. Por conta das restrições da pandemia de Covid-19, não houve a festa nos últimos dois anos; por isso, a expectativa é 80 mil visitantes ao longo dos dias.
As atrações estão divididas nos quatro pavilhões do festival: comercial, artístico, cultural e gastronômico. Objetivo é que o público experimente alguns detalhes da cultura nipônica. Entre as atividades culturais programadas estão shows com artistas da música japonesa, grupos folclóricos e apresentações de matsuri dance. Como já aconteceu em outros anos, em 2022 um dos principais atrativos será os pratos típicos.
“Para esta edição, temos aproximadamente 1,5 mil voluntários preparando os diversos pratos da culinária japonesa e servindo os visitantes. Muitas famílias vêm até nossa festa para provar pratos que já conhecem e também se aventurar em sabores diferentes, que só a culinária nipônica pode proporcionar. Além disso, transformamos a Acema é um celeiro de atrações. Os destaques estão nas apresentações de cantores de renome nacional, como a maringaense Pamela Yuri, que já participou do reality show ‘The Voice Brasil’”, disse o organizador do festival, Takao Sato.
Ainda segundo o organizador, o público, nessa fase pós-pandemia tem comparecido de maneira mais efetiva em eventos que voltaram a ser realizados. Tradicionalmente, a média do Festival Nipo-Brasileiro é reunir 70 mil pessoas, mas o número deverá ser superado este ano. Até dia 15 de agosto, o evento acontece da seguinte forma: De segunda a sexta-feira, a programação começa às 19 horas; nos fins de semana, o festival começa às 11 horas; e para saber mais informações basta conferir a programação completa no site festivalnipobrasileiro.com.br.
PROGRAMAÇÃO
Neste sábado, a cerimônia de abertura será às 20 horas. A partir das 21 horas acontece a apresentação dos grupos Saikyou Yosakoi Soran, Wakadaiko e Show musical. Às 22 horas tem Matsuri Dance. Amanhã, dia sete, o tradicional Bon Odori começa às 19 horas; a partir das 20 horas tem apresentação do grupo folclórico Grune Stadt; às 20h30, show musical com Cintia Nishimura e Susana Sano; e o Grupo Wakadaiko se apresenta às 21h30.
Victor Cardoso
Foto – DIV