Dona Cícera Graçano, de 63 anos, tem ido até o restaurante popular da Avenida Duque de Caxias com mais frequência. Segundo ela, está compensando pagar R$ 3 por refeição porque para fazer a compra no supermercado, da forma que fazia antigamente, tem gastado o dobro do valor. Ela é somente uma das pessoas que passaram a se alimentar em um dos quatro restaurantes populares de Maringá; aumentou a demanda e, diariamente são entregues 2.250 refeições.
“Eu não ia sempre no restaurante. Primeiro porque eu fazia a minha compra e conseguia economizar; segundo porque a escadaria que dá acesso ao restaurante da Vila Olímpica é muito cansativa. Agora, estou enfrentando os degraus porque compensa no bolso. No mercado nem dá pra chamar de promoção quando tem, é só um pouco menos caro e mesmo assim continua um absurdo. Por isso, venho comer no restaurante. Por mês, de almoço eu gasto pouco mais de R$ 60”, contou Cícera.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura, antes eram servidas 1.250 refeições no Restaurante Popular Central. Atualmente, após implantar três novos restaurantes, são servidas 2.250 refeições, ou seja, o município passou a ofertar mais mil refeições. A pasta não pode precisar que a situação econômica é o fator que fez aumentar o público nos restaurantes; porém, houve crescimento na procura. Além disso, a presença de mais idosos é identificada, formando a maioria dos frequentadores.
A aposentada Dionísia Mendes, 70 anos, vem diariamente ao último restaurante inaugurado em Maringá, o que fica na Avenida Cerro Azul, Conjunto Residencial Pioneiro Honorato Vecchi. Diz que gosta do tempero da comida, tem sal na medida certa, não é gordurosa e traz muita verdura. O cardápio dessa alimentação é pensado e montado por profissionais ligados a SAS.
“Com os restaurantes populares, a Prefeitura proporciona refeições saudáveis, com controle nutricional. As refeições possuem grande teor nutritivo, a preparação do cardápio é criteriosamente acompanhada por nutricionista do município. Trata-se de uma política de segurança alimentação muito exitosa e necessária, por isso o município ampliou para quatro restaurantes populares. Além de descentralizar o que é oferecido à população. Apesar de os preços dos alimentos terem aumentado, o município manteve o valor das refeições para a população”, informou a SAS.
Dessa forma os restaurantes populares de Maringá são localizados: na Avenida Duque de Caxias, Vila Olímpica; na Avenida Cerro Azul, 3.850, Conjunto Residencial Pioneiro Honorato Vecchi; na Rua Rio Ligeiro, 319, Parque Residencial Tuiuti; e na Avenida Alziro Zarur, Conjunto Ney Braga. Para que a população continuasse sendo beneficiada, na época de implantação das novas unidades, foi elaborado um contrato emergencial com a atual prestadora de serviço que manteve o atendimento.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução