Para a Igreja Católica em Maringá a festa de Nossa Senhora da Glória é triplamente importante: ela é a padroeira de toda a Arquidiocese, padroeira da Catedral Basílica Menor e ainda a padroeira da Cidade. Esse é o título que se refere a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, a Assunção ao céu em corpo e alma e a Glorificação como Rainha do céu e da terra. São o quarto e o quinto Mistérios Gloriosos do Terço.
De acordo com a Igreja Católica, a Festa da Assunção de Maria, como Nossa Senhora da Glória é um sinal para que um dia, pela graça de Deus e os esforços dos cristãos, os fiéis se juntem à Mãe Santíssima. A Santa é representada com os braços abertos num ato de louvor a Deus, tendo sobre sua cabeça uma coroa de 12 estrelas, conforme é mencionado no livro do Apocalipse. O Papa Bento XVI, em Audiência Geral no dia 16 de agosto de 2006, disse que “do alto, Maria acompanha os nossos passos, com preocupação, gentil, dissipa a escuridão e tranquiliza com a sua mão materna”.
Para celebrar o dia 15 de agosto foi programada missa e atividades que também integram a Semana Nacional da Família, que começou este sábado com o tema “Amor Familiar”. O Solene Ofício será rezado às sete horas na Catedral. A solene celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, será na praça da Catedral, às 16 horas, na segunda-feira. Antes, os fiéis vão seguir em procissão a partir da praça Deputado Renato Celidônio até o altar montado atrás da basílica, onde será celebrada a Missa campal. Neste domingo, às 19h30, tem a Missa da Vigília.
PASSEIO
No dia da padroeira vai acontecer o Passeio Ciclístico e Caminhada da Família, promovidos pelo Setor Família da Arquidiocese de Maringá. A programação tradicional começa às nove horas na Praça da Catedral. Também serão realizados sorteios de brindes e prêmios especiais para famílias criativas, que enfeitam as bicicletas para o evento. O trajeto esse ano vai passar pela Avenida Duque de Caxias até o estádio Willie Davids, retornando à praça da Catedral pela Avenida Herval.
A Solenidade da Padroeira marcará o encerramento do Jubileu dos 50 anos da Catedral de Maringá, que teve início em 15 de agosto de 2021. Diversas atividades foram desenvolvidas ao longo do ano para celebrar o aniversário da inauguração d obra. No decorrer do Ano Jubilar, houve o lançamento do brasão comemorativo dos 50 anos da Catedral, criado pelo artista sacro, diácono Anselmo José Frugerio, com o lema “Com Maria, a mãe de Jesus” (At 1,14). O livro “Nas Alturas – A história da paróquia Catedral de Maringá” será lançado e poderá ser adquirido na secretaria da Catedral.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução