As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá vão atender no próximo sábado entre oito e 17 horas. O ‘Dia D’ de vacinação contra poliomielite e multivacinação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal, seja de rotina ou específica. A ação da Secretaria de Saúde tem a intenção de contemplar a população que não consegue se imunizar ao longo da semana por conta de trabalho, estudo, horários menos flexíveis.
De acordo com a coordenadora de vacinação, Edilene Goes, a campanha contra poliomielite tem como grupo-alvo as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
“Já Multivacinação para atualização dos menores de 15 anos é importante para atualizar o esquema vacinal dessa faixa etária. Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados na Anvisa. É preciso ficar atento porque algumas doenças consideradas erradicadas não podem retornar, como o sarampo e a pólio”, informou Edlene.
O secretário de Saúde, Clóvis Melo frisou que esta ação segue a data do calendário nacional de vacinação, focando apenas nas vacinas de poliomielite e multivacinação. É necessário apresentar carteirinha de vacinação e documento com foto na hora da vacinação.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução