Início Colunistas Coluna ADI

Coluna ADI

Internacionalizar
A segunda edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Curitiba. O seminário vai incentivar empresas do Estado a internacionalizar seus negócios. Na programação, serão ministrados assuntos como: Impostos e Desregulamentação, Fusões e Aquisições, ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), Pessoas e Culturas, e Aceleração Digital. Os temas serão abordados sob a ótica dos negócios internacionais por profissionais de referências no mercado.

Seminário
O Seminário de Negócios Internacionais do Paraná  está sendo organizado pelo World Trade Center (WTC) Curitiba, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN). O local será o Campus da Indústria do Sistema Fiep e podem se inscrever empresários, gestores, estudantes ou quaisquer pessoas interessadas nas temáticas abordadas.

Apoio de peso
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, anunciou seu apoio ao Senador Álvaro Dias para a reeleição ao Senado Federal. Considerado uma das grandes lideranças do Estado do Paraná, Paranhos tem uma das maiores aprovações da população para sua gestão municipal. Ele foi reeleito com mais de setenta por cento dos votos neste segundo mandato.

Horário eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) definiu o tempo dos partidos para o horário eleitoral gratuito de rádio e televisão para a eleição de dois de outubro. Para o governo apenas quatro partidos dividirão a telinha, o PSD do governador Ratinho Júnior terá 65,1% do tempo no horário eleitoral; Roberto Requião, do PT, 20%; Ricardo Gomyde, 9,7% e a Professora Angela, 5,1%.

Vendas externas
Informações divulgadas pela Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia (Secex) mostram que de janeiro a julho, as vendas externas do Paraná somaram US$ 12,6 bilhões, crescimento acumulado de 14% na comparação com o mesmo período de 2021. Os produtos mais vendidos para fora foram soja, responsável por 30,2% da pauta total do estado; carnes (18,5%), madeira (7,6%), material de transporte (7,2%) e açúcares e derivados (3,9%). Os setores da indústria que mais exportaram foram alimentos (37%), madeireiro (8%), automotivo (7,8%) e celulose e papel (7,2%).

In loco
Em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, o serviço de atendimento aos criadores de cavalos será feito em campo. Um projeto piloto da equipe do hospital veterinário Centro Universitário Integrado,  vai levar o atendimento aos animais in loco. “Essa flexibilidade de ir ao local em qualquer data traz comodidade aos animais e seus donos, que não precisam se deslocar do campo para a cidade. Assim, eles economizam tempo e ganham em rapidez nos tratamentos”, explica o doutor em Ciência Animal e professor do curso de Medicina Veterinária do Integrado, Filipe Corrêa Pacheco.

Projeto Harpia
O projeto Harpia, o mais ambicioso e inovador do Paraná no combate à corrupção, está em andamento para ser implementado pelo governador Ratinho Junior nas estruturas da administração pública do Estado. Ele tem como base o cruzamento de informações para melhorar o trabalho de controle dos gastos públicos. A iniciativa consta no Plano de Governo de Ratinho Junior para a gestão de 2023 a 2026.

Mulheres candidatas
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Paraná atingiu o maior número de candidaturas femininas entre os últimos sete pleitos gerais. Para a eleição de 2022, das 1.560 candidaturas registradas no estado, 33% são de mulheres. Nas eleições de 2018 e 2014, por exemplo, a representação feminina no balanço de candidaturas estava estagnada em 31%.

Voto em trânsito
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) divulgou que recebeu quase 20 mil pedidos de eleitores para “voto em trânsito”, ou seja, fora do domicílio eleitoral de origem. A opção pelo voto em trânsito encerrou no dia 18. O voto em trânsito é útil para quem já sabe que não estará presente no seu domicílio eleitoral na data do pleito, 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno, eventualmente).

Festa de Morretes
De 1º a 4 de setembro, Morretes será palco de encontros, discussões e experiências culturais diversas com a Flimo – Festa Literária de Morretes, que tem a literatura como principal matéria, mas se deixa atravessar por diferentes linguagens artísticas e pelos debates inspirados pela própria cidade. Além dos debates e shows, o público também poderá contar com oficinas e com uma feira do livro.

Ciro em Curitiba
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, tem duas atividades previstas para quarta-feira (24), em Curitiba. Ele vai participar de uma caminhada e inaugurar o comitê eleitoral de Ricardo Gomyde, candidato do partido ao governo do Paraná, situado no Alto da Glória. Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda, é o terceiro colocado em todas as pesquisas eleitorais feitas até agora para a Presidência da República.

Meta
Candidato à reeleição, Bolsonaro tem recuperado terreno em diferentes indicadores de popularidade. O presidente já conseguiu reduzir a vantagem de Lula nas sondagens de intenções de voto e a reprovação a seu governo. O problema do ex-capitão está no outro lado da moeda. Sua campanha definiu que é preciso conquistar 40% de aprovação para vencer o pleito de outubro. Atualmente, em todas as pesquisas, o índice não ultrapassa os 30%.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: