Início Destaques do Dia Eleições em Maringá terão quase 2 mil eleitores de outras cidades

Eleições em Maringá terão quase 2 mil eleitores de outras cidades

Banner eleições 2022

O relatório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, informou que 1.993 eleitores de outros municípios brasileiros escolheram Maringá como opção para votar no dia das eleições. Julian Oscar, analista judiciário do Fórum Eleitoral, informou que se trata de eleitores que estarão no município e optaram por votar em um dos locais direcionados para o voto em trânsito: o Colégio Paraná ou o Colégio Interação.

“Essas quase 2 mil pessoas escolheram um dos colégios e consideramos o número muito significativo. É parecido com o que aconteceu em Londrina. Em Curitiba foram quase 7 mil pessoas e Foz do Iguaçu 3,5 mil votando em trânsito. Pessoas que votam em outros municípios escolheram Maringá tanto no dia dois, quanto no dia 30 de outubro. Maioria optou pelos dois dias. O município tem quase 295 mil eleitores com títulos aptos a votar; são 935 seções eleitorais e 130 locais de votação”, explicou Oscar.

No Paraná são 19.703 eleitores que fizeram o requerimento para o voto em trânsito. Para facilitar o acesso às informações, a orientação é que o eleitor baixe o aplicativo E-título. A plataforma permite conferir a biometria pelo celular, consultar débitos com a Justiça Eleitoral e locais de justificativa pela ausência no pleito. Ainda é possível tirar certidão de aplicação e outros serviços. Caso tenha dúvida em relação a fake news, o eleitor pode acessar o Gralha Confere.

“Esse é projeto oficial da Justiça Eleitoral paranaense, criado pela Portaria Nº 153/2022, que apura conteúdos suspeitos relacionados ao processo eleitoral. É conduzido em parceria com instituições públicas e privadas do Estado. O objetivo é aumentar o potencial informativo sobre o processo eleitoral, auxiliar a cobertura jornalística e esclarecer o eleitorado e manter a integridade do pleito. Dúvidas sobre conteúdos suspeitos podem ser enviadas por WhatsApp para o número (41) 98700-5100. As checagens são publicadas no site do projeto, nas redes sociais do TRE-PR e nos canais de comunicação das entidades parceiras”, explicou o analista judiciário.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: