Busquei inspiração para escrever esta matéria, lendo uma linda poesia sobre navegar em águas calmas e águas turbulentas. Daí, também me lembrei do livro de Salmos, capítulo 46, que ficou conhecido como o Salmo de Lutero porque ele serviu de inspiração para escrever o hino Castelo Forte.
Somos todos navegadores. Ora navegamos em águas calmas e tranquilas, ora em águas turbulentas. Ninguém navega na vida somente por águas calmas. O fato de lançar-se ao mar é correr o risco de, algum dia, ter de enfrentar desafios, tempestades. Mas percebemos que algumas pessoas estão sempre navegando por águas turbulentas. Parece que gostam ou se acostumaram a viver assim.
Pessoas assim vivem o tempo todo na corda bamba. É um tal cai não cai… afunda ou não afunda… uma vida de puro estresse para poder manter o barco firme. Imagine a tensão e o sentimento do capitão no leme!
Desta forma, pessoas estão “navegando nestas águas perigosas” com problemas financeiros, da dívida que estão cobrando, do funcionário que faltou, da conta que venceu e não tem dinheiro, do baixo lucro, do boleto de todo dia, das vendas fracas, do trabalho que não dá certo. E, normalmente quando as coisas vão mal, começam a estourar problemas em casa com a mulher ou o marido, ou o filho… o que também estoura na saúde.
O ditado popular diz que coisa ruim nunca vem só, vem acompanhada. E olham ao lado, veem outros barcos na mesma situação e se conformam. Por exemplo, se for um negócio e o vizinho está dando 20% de desconto, passa a oferecer 30%, se está dando prazo, aumenta o seu, se um quebra, o outro também.
Mas existem aqueles que estão navegando em águas mais calmas e tranquilas. São os diferentes. Quando todos vão para um lado, eles vão para o outro. Quando todos pensam de uma maneira, eles pensam de outra, buscam outras soluções. Quando a maioria pisa no freio, sai do mercado, deixa ele maior e sem concorrência, daí os diferentes pisam no acelerador e avançam. Quando os negativos querem voltar, já perderam o negócio, o parceiro, o cliente, o fornecedor…
É assim que existem pessoas diferentes, empresas diferentes, lojas diferentes, pessoal que treina de forma diferente. A única coisa que é o mesmo é o outro, seja o cliente ou o seu parceiro de vida. Aqui todos disputam e em razão de sua diferença, encantam o outro para que ele volte sempre, fique sempre.
Quando se trata de negócios, por exemplo, que é mais a minha praia, a questão é que muita gente “quando treina” retorna para o seu cotidiano e não muda em nada. É igual ir à igreja e voltar sem nenhuma fé. Não muda nada. Pois é, se o dinheiro não acaba, ele apena muda de mão. Aí vem o “zangão” e reclama que nunca vem para a sua mão, mas não faz nada de diferente em sua vida para que venha. Não toma nenhuma atitude e continua com os mesmos maus hábitos e comportamentos.
Nosso maior problema na vida não é falta de conhecimento, é falta de atitude para fazer, para acelerar ou para mudar. A sua meta pode ser essa: criar diferenciais para melhor atrair as pessoas ou os clientes ou seja quem for do seu relacionamento.
Não acredite que se você não mudar o outro aceitará. Não acredite que somente preço, prazo e promoção garantam a sua venda. Treine sua equipe, leia mais livros, mude o seu mundo… mude o seu foco para comprometimento. Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.
A decisão é unicamente sua. Um caminho sereno ou um caminho de conflitos e obstáculos. A sua decisão, o seu planejamento e as suas atitudes determinarão o seu rumo de vida, sucesso que chamaremos aqui de águas calmas ou fracasso que chamaremos aqui de águas turbulentas.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.