O coronavírus continua causando óbitos em Maringá, que de janeiro até a última sexta-feira, dia 9 de setembro, contabilizou 200 mortes provocadas pelo vírus. De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura há 4 pessoas internadas em UTIs e 1.028 maringaenses em tratamento.
Apesar de aparentemente controlado, o vírus contaminou mais de 500 pessoas na Cidade somente neste mês de setembro e levou a óbito duas pessoas. Em fevereiro deste ano 60 pessoas morreram vítimas de Covid.
Segundo a Secretaria de Saúde, Maringá permanece em bandeira amarela, o que significa risco moderado em relação à Covid-19. Para baixar o contágio e principalmente os óbitos, a administração municipal reforça a importância de completar o esquema de vacina, disponibilizando horários de atendimento estendidos em algumas Unidades Básicas de Saúde e convocando a população para completarem as doses atingindo mais imunidade.
O secretário de Saúde, Clóvis de Melo explica que as vacinas estão vencendo e o vírus continua ativo. “Para evitar o desperdício de imunizantes contra a Covid-19, a Prefeitura realiza sistema de ′rodízio′ entre as Unidades Básicas de Saúde. A estratégia foi adotada após mapeamento nos postos. Um frasco de imunizante vacina várias pessoas. A partir disso, decidimos por racionar o uso e distribuição das doses, pois se o frasco já tiver sido aberto e não houver mais buscas por vacina, temos que descartar, ele não pode ser utilizado no dia seguinte”.
O secretário informa que a Prefeitura segue com ações para intensificar e ampliar a vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de proteger a população. “Com os postos funcionando até mais tarde pretendemos alcançar mais pessoas”, reforça o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
Para se vacinar é necessário apresentar carteira de vacinação e documento pessoal com foto.
Da Redação
Foto – Reprodução